Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14364
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Competências transmídia : entre usos e percepções dos estudantes do Colégio Estadual Barão de Mauá em Aracaju/SE |
Autor(es): | Santos, Mirabel dos |
Data do documento: | 27-Out-2020 |
Orientador: | Flexor, Carina Luisa Ochi |
Resumo: | Com o surgimento da rede e das mídias digitais, as mensagens passaram a circular por distintas plataformas exigindo de seus usuários/leitores novas competências para utilizar os diversos hardwares, softwares e seus protocolos. As tecnologias da informação e comunicação vêm transformando a cognição dos sujeitos, exigindo – frente ao consumo de conteúdos distribuídos –, além de distintas habilidades, também competências específicas, estas denominadas de competências transmídia. A presente dissertação, a partir do cenário encontrado no Colégio Estadual Barão de Mauá (Aracaju-SE), objetivou mapear as competências transmídia presentes no processo de escolarização dos estudantes da 3ª série do Ensino Médio do referido colégio, contribuindo para guiar práticas, no espaço formal de educação, mais consonantes com a atual ecologia midiática e, consequentemente, com o perfil dos estudantes em questão. Considerando as relações entre as mídias digitais, a tecnologia e a educação em uma era hiperconectada, buscou-se compreender como esses adolescentes estão consumindo, produzindo, compartilhando, criando e aprendendo em ambientes digitais. Assim, tomando como base o arcabouço teórico-metodológico do Projeto Transmedia Literacy, desenvolvido por Carlos A. Scolari e equipe, o presente trabalho, a partir de uma perspectiva dedutiva e de uma abordagem qualitativa com viés etnográfico, fez uso de técnicas como a observação participante, observação on-line, questionário on-line e entrevista semiaberta em profundidade. Os resultados confirmaram que as competências transmídia estão presentes no processo de escolarização dos estudantes, que o smartphone desponta como o principal artefato tecnológico utilizado e as mídias sociais digitais como principal canal de disseminação do conteúdo por eles produzido. |
Abstract: | With the emergence of the network and digital media, messages started to circulate on different platforms, demanding from their users / readers new skills to use the various hardware, software and their protocols. Information and communication technologies have been transforming the subjects' cognition, demanding - in view of the consumption of distributed content - in addition to different and specific skills, these called transmedia skills. The present dissertation, based on the scenario found at the Colégio Estadual Barão de Mauá (Aracaju-SE), aimed to map the transmedia skills present in the schooling process ofstudents in the 3rd Grade of High School of the referred school, contributing to guide practices in the formal space education, more consonant with the current media ecology and, consequently, with the profile of the students in question. Accounting for the relationships between digital media, technology and education in a hyperconnected era, we sought to understand how these adolescents are consuming, producing, sharing, creating and learning in digital environments. Therefore, based on the theoretical-methodological framework of the Transmedia Literacy Project, developed by Carlos A. Scolari and team, the present work, from a deductive perspective and a qualitative approach with an ethnographic bias, made use of techniques such as participant and online observation, online questionnaire and semi-open in-depth interview. The results confirmed that transmedia skills are present in the students schooling process, that the smartphone emerges as the main technological artifact used in digital social media as the foremost channel for disseminating their content. |
Palavras-chave: | Comunicação de massa Mídia social Escolas Letramento Letramento transmídia Competência transmídia Escolarização Literacy Transmedia literacy Transmedia competence Schooling |
área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | SANTOS, Mirabel dos. Competências transmídia : entre usos e percepções dos estudantes do Colégio Estadual Barão de Mauá em Aracaju/SE. 2020. 181 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14364 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MIRABEL_SANTOS.pdf | 3,7 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.