Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14447
Tipo de Documento: | Livro |
Título : | "Lectio imago" : ensino de história por meio das pinturas históricas - Cartilha para professores |
Autor : | Silva, Humberto Ferreira da |
Fecha de publicación : | 2021 |
Director(a): | Santos, Fábio Alves dos |
Resumen: | Prezado Professor/Professora, este material foi desenvolvido no programa de pós-graduação do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA), no biênio 2019/2020, como mecanismo para auxiliar professores de História no processo de ensino do componente curricular da disciplina. As imagens aqui apresentadas convidam nossos estudantes não apenas a conhecer algumas obras de artes, mas também a entender as imagens como um processo narrativo do ponto de vista da história. A partir do contato com essas obras, propomos reflexões e debates sobre nossa história e sobre o que nos é apresentado como história e qual história podemos observar a partir do nosso olhar. As reflexões apresentadas são um ponto de partida, podendo cada professor, com seus estudantes, explorar outros aspectos variados, não se limitando às propostas aqui apresentadas. |
Palabras clave : | História Ensino de história Pintura histórica Alfabetização visual Livro didático Narrativas ilustradas Alfabetização Cartilha |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Es parte de: | "Lectio imago" : ensino de história por meio das pinturas históricas |
Idioma : | por |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14447 |
Aparece en las colecciones: | História (recursos educacionais e técnicos) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
HUMBERTO_FERREIRA_SILVA-Cartilha.pdf | 14,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.