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Tipo de Documento: Dissertação
Título: A morte inventada e Borrando a papá : cinema, paternidade e alienação parental
Autor(es): Pinto, Débora Wagner
Data do documento: 31-Jul-2019
Orientador: Correia, Luiz Gustavo Pereira de Souza
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo a paternidade na Alienação Parental, por meio dos documentários A morte inventada (2009), produção nacional, dirigido por Alan Minas, e Borrando a papá (2014), produção argentina, das diretoras Ginger Gentile e Sandra Fernández Ferreira. O objetivo geral é investigar como se caracteriza em termos, a paternidade no contexto da Alienação Parental nos documentários supracitados. Para tanto, traçamos como objetivos específicos: refletir sobre a paternidade em diálogo entre Cinema, Psicologia e Direito buscando compreender qual o sentido da produção dos filmes para os diretores e analisar de que modo a Paternidade na Alienação Parental foi construída no discurso cinematográfico dos documentários selecionados; investigar as questões de gênero na família, os comportamentos do genitor alienador e do alienado na Alienação Parental; e pesquisar as leis referentes ao tema analisado no Brasil e na Argentina. Por fim, identificamos as produções documentais como autorrepresentações que, por meio de atores sociais, representam a paternidade do diretor, no caso da A morte inventada, e do produtor, em Borrando a papá, como genitores alienados no contexto da Alienação Parental. Fica evidente nos documentários que a figura paterna é representada como alienada, intensificada nas narrativas de pais e filhos a respeito das consequências vividas, como também, observou-se, na maioria dos depoimentos, que os filhos relatam o afastamento dos seus pais, fragilizando assim, o convívio familiar.
Abstract: This dissertation aims to study paternity in Parental Alienation, in the narrative context of the documentaries A morte inventada (2009), national production, by Alan Minas, and Borrando a papá (2014), argentine production, by director Ginger Gentile and Sandra Fernández Ferreira. The text shows how paternity is characterized in Parental Alienation and also its representation in the documentaries mentioned above. In addition, we enter the Law, as well as its laws regarding the analyzed subject. We reflect on paternity in these three areas: Cinema, Psychology and Law seeking to understand the gender issues in the family, the behaviors of the alienating parent and the alienant in Parental Alienation. Finally, we identify documentary productions as self-representations, which through social actors represent the director's paternity, in the case of A morte inventada, and the producer’s, in Borrando a papá, as alienated parents in the context of Parental Alienation. It is evident in both documentaries that the paternal figure presents itself as alienated and it is intensified in the narratives of parents and children regarding the consequences of the Parental Alienation.
Palavras-chave: Paternidade
Alienação parental
A morte inventada (documentário)
Borrando a papá (documentário)
Documentário
Paternity
Parental alienation
Documentary
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Agência de fomento: Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema
Citação: PINTO, Débora Wagner. A morte inventada e Borrando a papá : cinema, paternidade e alienação parental. 2019. 110 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14493
Aparece nas coleções:Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

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