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Tipo de Documento: Dissertação
Título: No escurinho do cinema! ERER e produções cinematográficas em aulas de matemática no ensino médio
Autor(es): Oliveira, Marilene Mendonça de
Data do documento: 31-Mar-2021
Orientador: Lima, Maria Batista
Coorientador: Silva, Denize da
Resumo: Esta dissertação trata sobre a Educação das Relações Étnico-raciais – ERER no ensino de Matemática a partir do uso da filmografia. Uma perspectiva de criar possibilidades para transformar aulas de Matemática em um momento privilegiado ao debate de temas como preconceito, discriminação, racismo e gênero. A pesquisa teve como problema a questão “Quais as possibilidades quanto ao uso de produções cinematográficas favorecer a implementação da ERER e a aprendizagem de conteúdos matemáticos em turmas de Ensino Médio?”, cujo objetivo geral foi analisar quais as possibilidades quanto ao uso de produções cinematográficas favorecem a implementação da ERER e a aprendizagem de conteúdos matemáticos em turmas de Ensino Médio. Tomou-se como foco da análise o uso do filme “Estrelas Além do Tempo” para implementação da ERER ao abordar Função Quadrática em turmas do Ensino Médio. Recorreu-se a um levantamento de diferentes produções cinematográficas, identificando no filme “Estrelas Além do Tempo”, o conteúdo Funções Quadráticas e possibilidades para discutir e implementar a ERER nas aulas de Matemática. Para tanto, foram delineados dois objetivos específicos: elaborar Cenários que contemplem o ensino de matemática associando-o à ERER e aplicar cenas que constituem o Cenário a bolsistas de dois programas de fomento à formação inicial (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID e Programa Residência Pedagógica – RP), ambos vinculados ao curso Licenciatura Matemática da Universidade Federal de Sergipe (Campus São Cristóvão). Esses participantes foram escolhidos durante a coleta de dados, devido ao período de afastamento social ocasionado pela pandemia do Covid 19 e, por conseguinte, pela suspensão de aulas da educação básica em todo território nacional. Este é um estudo de abordagem qualitativa, abrangendo procedimentos metodológicos de natureza bibliográfica, documental e exploratória. O bibliográfico refere-se à busca de uma aproximação ao tema identificando estudos na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD e nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM, referentes ao período 2004- 2019. O procedimento exploratório refere-se ao levantamento de filmes com viabilidades para abordar as questões étnico-raciais e conteúdos matemáticos para o referido nível de ensino. O levantamento de âmbito documental remete sobre legislação vigente quanto às questões ERER e curriculares para o ensino de matemática no Ensino Médio. Após esses levantamentos, buscou-se elaborar Cenários de Investigação entendendo-se por cenários, um ambiente favorável à aprendizagem de conteúdos matemáticos e de história e cultura africana e afro-brasileira. Embora, as cenas tenham sido elaboradas para aplicação em turmas do primeiro ano do Ensino Médio com chances de desenvolver um trabalho interdisciplinar com outras disciplinas, a aplicação dos cenários ocorreu em uma das oficinas realizadas pelas ações integradas entre bolsistas de ambos programas PIBID e RP. Os resultados apontam que a utilização do filme escolhido, no qual apresenta dilemas e conflitos humanos e, ainda como pano de fundo, o amor à Matemática, tem como possibilidades desenvolver a implementação da ERER no ensino de Matemática e favorecer, nas/nos adolescentes e jovens do Ensino Médio o desenvolvimento de um olhar para além dos números, ao redor deles e através deles.
Abstract: This dissertation deals with the Education of Ethnic-Racial Relations - EERR in the teaching of Mathematics from the use of filmography. A perspective of creating possibilities to transform mathematics classes into a privileged moment for the debate of themes such as prejudice, discrimination, racism and gender. The research had as a problem the question "What are the possibilities of using cinematographic productions to favor the implementation of EERR and the learning of mathematical content in high school classes?" and as a general objective to analyze what are the possibilities of using cinematographic productions to favor the implementation of EERR and the learning of mathematical content in high school classes, taking as a focus of the analysis the use of the film “Stars Beyond Time” for the implementation of the EERR when approaching Quadratic Function for High School classes. . A survey of different cinematographic productions was used, and in the film “Stars Beyond Time”, the Quadratic Functions content and possibilities to discuss and implement EERR in Mathematics classes were identified. For that, two specific objectives were outlined: to elaborate Investigation Scenarios that contemplate the teaching of mathematics associating it to EERR and to apply scenes that constitute the Scenario to scholarship holders from two programs to promote initial training (Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships - IPTIS and the Pedagogical Residency Program - PRP), both linked to the Mathematics Licentiate course at the Federal University of Sergipe (Campus São Cristóvão). These participants were chosen during data collection, due to the period of social withdrawal caused by the Covid 19 pandemic and, therefore, the suspension of basic education classes across the country. This is a study with a qualitative approach, covering methodological procedures of bibliographic, documentary and exploratory nature. The bibliographic refers to the search for an approach to the theme identifying studies in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations - BDLTD and in the annals of the National Meeting of Mathematical Education - NMME, for the period 2004-2019. The exploratory procedure refers to the survey of films with feasibility to address ethnic-racial issues and mathematical content for that level of education. The survey of documentary scope refers to current legislation regarding EERR and curricular issues for the teaching of mathematics in high school. After these surveys, we tried to elaborate Investigation Scenarios, understanding in the expression scenarios a favorable environment for the learning of mathematical contents and of African and AfroBrazilian history and culture. Although, the scenes were designed for application in classes in the first year of high school with chances of developing interdisciplinary work with other disciplines, the application of the scenarios took place in one of the workshops carried out by the integrated actions between scholarship holders of both IPTIS and PRP programs. The results show that the use of the chosen film, in which it presents human dilemmas and conflicts and, still as a backdrop, the love of Mathematics, has the possibility to develop the implementation of EERR in the teaching of Mathematics and to favor, in adolescents and high school youths to develop a look beyond the numbers, around them and through them. Keywords: Quadratic function.
Palavras-chave: Ensino de Ciências e Matemática
Funções (Matemática)
Cinema
Minorias - Educação
Ensino médio
Relações Étnico-raciais
Cinematographic productions
Education of ethnic-racial relations
High school
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: OLIVEIRA, Marilene Mendonça de Oliveira. No escurinho do cinema! ERER e produções cinematográficas em aulas de matemática no ensino médio. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14672
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