Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14695
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Narrativas sobre aparência e saúde do corpo feminino : a disputa por capitais sociais em perfis do movimento corpo livre e da cultura fitness no Instagram |
Autor : | Nunes, Madianne Clemildes de Souza |
Fecha de publicación : | 10-jun-2021 |
Director(a): | Aneas, Tatiana Güenaga |
Resumen: | O objetivo central desta pesquisa é compreender a disputa de narrativas sobre o corpo feminino em perfis do Movimento Corpo Livre e Cultura Fitness no Instagram, ao entender como a estrutura da mesma plataforma modula as performances e posições sobre o corpo feminino, convertendo-se em espaço objetivo da disputa por narrativas, compreendendo também como são construídas as narrativas de si sob forma de informação saúde/aparência nos mesmos perfis. E por último entender como se configuram as estratégias e disputas pela legitimidade do corpo feminino nos mesmos perfis, estabelecendo as formas que as narrativas de si sob forma de informação saúde/ aparência no Instagram mobilizam capitais e posições sociais em meio às disputas por consagração e poder. Para tal, esta pesquisa parte da abordagem teórico-metodológica utilizando primeiramente as perspectivas dramatúrgicas de Goffman (2014) na coleta e primeira parte da análise dos dados, e em seguida as perspectivas da Teoria dos Campos (BOURDIEU, 1996, 2011, 2017), principalmente o que toca os conceitos de capitais sociais, instâncias de consagração e poder, além de estratégias de distinção social e construção das representações de Gosto – preferências socialmente manifestadas. Essas duas etapas da pesquisa nos servirá para averiguar os pontos acima listados, uma vez que as narrativas de si as quais são criadas em perfis femininos no Instagram têm como base a legitimação do corpo feminino, o que tornam esses discursos ainda mais interessantes de se observar e estudar, já que disputas por uma definição de como o corpo deve ser tratado e de como as pessoas devem se relacionar com ele estão sendo pautadas em amplo alcance no Instagram e na lógica dos influenciadores digitais. Dois perfis foram selecionados para serem analisados neste trabalho, um perfil representante de cada segmento: Alexandra Gurgel (Corpo Livre) e Gabriela Pugliesi (Cultura Fitness). Foram coletadas publicações nos dois perfis no recorte temporal de 6 meses, juntamente com os comentários dos mesmos perfis. Entre os resultados destacamos que o choque de narrativas é o lugar onde se constitui a disputa pela legitimidade da performance do corpo onde a aparência é decorrente de características de saúde. Assim, Alexandra se coloca como um corpo, um perfil, uma narrativa de resistência e embate às naturalizações das narrativas construídas pela cultura Fitness no Instagram, representa aqui por Gabriela Pugliesi. Assim, a disputa pela legitimidade do corpo feminino se estabelece entre o posicionamento da Cultura Fitness sobre o argumento de que a única possibilidade de saúde é a performance do corpo fitness, enquanto o Corpo Livre disputa a possibilidade de também ser reconhecido socialmente como portador de saúde e de beleza. A análise dos comentários se mostrou importante para o estabelecimento de indicadores de acúmulo de capitais. Tal acúmulo se estabelece da seguinte forma: acreditamos que a Gabriela Pugliesi possui um maior acúmulo de capital econômico e social e um acúmulo conflituoso de capital simbólico, conflito decorrente da incoerência expressiva que apresenta em suas narrativas, percebida inclusive pelo público que a acompanha. Já Alexandra Gurgel, parece circular bem entre outros espaços que extrapolam o Instagram e passa a ser reconhecida tanto a partir dos conteúdos de seu perfil, sendo chamada para realizar palestras e entrevistas em programas televisivos de grande repercussão nacional, quanto pela percepção dos comentadores de seu perfil, o que se configura em capital simbólico e social. O capital econômico, partindo da percepção de inserções de posts-pagos, é encontrado em menor escala, pelo menos em comparação às inserções no perfil de Gabriela. Por último, o Corpo Livre, enquanto grupo em concorrência (BOURDIEU, 2017) à Cultura Fitness não disputa por se posicionar como superior a Cultura Fitness, mas sim ser reconhecido e respeitado a partir das demarcações de diferença. Se o "eu" é composto pela relação com o "outro", há uma investidura para que a relação seja de reconhecimento mútuo, perspectiva também da Magdalena Piñeyro. A luta é pela não negação da diferença, e sim pelo reconhecimento. |
Resumen : | The main objective of the present study is to understand the dispute of narratives about the female body in profiles from both the Body Positive Movement and the Fitness Culture on Instagram, by comprehending how the platform structure modulates performances and positions on the female body - becoming an objective space of the dispute for narratives, and understanding how the narratives of the self are constructed under the form of health/physical appearance information in the same profiles. And ultimately, to encompass how strategies and disputes for the legitimacy of the female body are configured in those profiles, establishing the ways that self-narratives in the form of health / physical appearance information on Instagram mobilize capital and social positions in the midst of disputes over consecration and power. To this end, the present research starts from the theoretical-methodological approach considering the dramaturgical perspectives of Goffman (2014) in the collection and the first part of the analysis of the data, and then the perspectives of the Fields Theory (BOURDIEU, 1996, 2011, 2017), mainly when it comes to concepts of social capital, instances of consecration and power, as well as strategies of social distinction and construction of representations of Taste - socially manifested preferences. These two stages of the research will supply to determine the topics listed above, as the narratives of the self - which are created in female profiles on Instagram, are based on the legitimation of the female body, which makes those speeches even more interesting to observe and study, as disputes over a definition of how the body should be treated and how people should relate to it are being guided by a wide reach on Instagram and the logic of digital influencers. Two profiles were selected to be analyzed in this study, one representing each segment: Alexandra Gurgel (Body Positive) and Gabriela Pugliesi (Fitness Culture). Publications from the two profiles were collected in the 6-month time frame, as well as comments received on the same profiles. Among the results, we highlight that the clash of narratives is the place in which the dispute for the legitimacy of the performance of the body is constituted, where appearance is a consequence to health characteristics. Thus, Alexandra presents herself as a body, a profile, a narrative of resistance and clash with the naturalizations of the narratives built by the Fitness Culture on Instagram, represented in the present study by Gabriela Pugliesi. Thus, the dispute for the legitimacy of the female body is established between the positioning of the Fitness Culture on the argument that the only possibility of health is the performance of the fitness body, while the Free Body disputes the possibility of also being socially recognized as healthy and beautiful. The analysis of the comments proved to be important for the establishment of capital accumulation indicators. This accumulation is established as follows: we believe that Gabriela Pugliesi has a greater accumulation of economic and social capital and a conflicting accumulation of symbolic capital, which results from the expressive inconsistency that she presents in her narratives, being even perceived by the public that keep up with her. Alexandra Gurgel, on the other hand, seems to circulate well among other spaces that go beyond Instagram and is now recognized from the content of her profile, being invited to give speeches and interviews on television programs of great repercussion nationwide, and also perceived by the commentators on her profile, which is configured as symbolic and social capital. Economic capital, based on the perception of post-paid insertions, is found on a smaller scale, at least in comparison to the insertions on Gabriela's profile. Finally, the Body Positive, as a competing group (BOURDIEU, 2017), to the Fitness Culture, does not dispute for positioning itself as superior to Fitness Culture, but rather to be recognized and respected based on the demarcations of difference. If the "self" is composed of the relationship with the "other", there is an investment for the relationship to be of mutual recognition, from the perspective of Magdalena Piñeyro. The struggle is for the non-denial of difference, but for recognition. |
Palabras clave : | Comunicação de massa Redes sociais on-line Mídia digital Cultura fitness Mobilizações de capitais sociais Movimento corpo livre Narrativas de si Culture fitness Mobilization of social capital Body positive movement Narratives of the self |
Área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Patrocinio: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Comunicação |
Citación : | NUNES, Madianne Clemildes de Souza. Narrativas sobre aparência e saúde do corpo feminino : a disputa por capitais sociais em perfis do movimento corpo livre e da cultura fitness no Instagram. 2021. 274 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14695 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Comunicação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MADIANNE_CLEMILDES_SOUZA_NUNES.pdf | 26,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.