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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Proficiência em língua portuguesa escrita de alunos surdos do curso de letras – libras da Universidade Federal de Sergipe
Autor(es): Santos, Luciano da Silva
Data do documento: 18-Dez-2019
Orientador: Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira
Resumo: O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido no período de 2018 a 2019 e traz como objeto de estudo a proficiência em língua portuguesa escrita de alunos surdos do Curso de Letras-Libras da Universidade Federal de Sergipe – UFS. Nosso objetivo principal foi conhecer a proficiência em língua portuguesa de alunos surdos do Curso de Letras – Libras da UFS. A nossa pesquisa teve uma abordagem qualitativa e utilizou como metodologia, o estudo de caso. Alguns questionamentos nortearam a nossa pesquisa, tais como: Os alunos surdos ingressam no ensino superior letrados em língua portuguesa escrita? São capazes de acompanhar as aulas ministradas e de realizar os trabalhos acadêmicos em língua portuguesa escrita? Esses surdos são bilíngues de modo que consigam usar os livros em língua portuguesa presentes na biblioteca central (BICEN) da UFS e que permitam interagir em língua portuguesa escrita com os alunos ouvintes? Quais as principais legislações que favoreceram os alunos surdos na sua jornada até entrada no curso superior de Letras – Libras? Quem são os alunos do curso de Letras – Libras da UFS? Quais habilidades da língua portuguesa são demonstradas por esses estudantes? Quais as percepções do aluno sobre o curso de Letras – Libras da UFS? Para ajudar a responder a esses questionamentos, primeiramente realizamos um levantamento do estado do conhecimento dentro da temática abordada, posteriormente abordamos a questão da alfabetização e do letramento em língua portuguesa e do ensino bilíngue, por fim, realizamos o estudo de caso aplicando os seguintes instrumentos de pesquisa: questionário socioeconômico; testes de conhecimento em língua portuguesa; observações e entrevistas. De maneira geral, evidenciamos que o conhecimento das palavras da língua portuguesa ainda é um problema para esse alunado. Acreditamos que os resultados das análises feitas possam contribuir para uma reflexão das necessidades dos alunos surdos do curso de Letras – Libras da UFS.
Abstract: This research work was developed from 2018 to 2019 and has as object of study the proficiency in Portuguese language of deaf students of the Libras Letters Course of the Federal University of Sergipe - UFS. Our main objective was to know the proficiency in Portuguese language of deaf students of the UFS Language Course - Libras. Our research took a qualitative approach and used as a methodology, the case study. Some questions guided our research, such as: Which studies have worked with similar themes to this research? Do deaf students enter higher education literate in written Portuguese? Are you able to follow the classes taught and do the academic work in Portuguese written? Are these deaf bilingual so that they can use the Portuguese-language books in the UFS central library (BICEN)? And that allow interacting in Portuguese language written with the listening students? What are the main legislations that have favored deaf students on their journey to higher education - Libras? Who are the students of the UFS Letters - Libras course? What Portuguese language skills are demonstrated by these students? What are the student's perceptions about the UFS Letters - Libras course? To help answer these questions, firstly we conducted a survey of the state of knowledge within the theme addressed, then addressed the issue of literacy and literacy in Portuguese and bilingual education, finally, we conducted the case study applying the following instruments Research: socioeconomic questionnaire; knowledge tests in Portuguese language; observations and interviews. In general, we evidenced that the knowledge of Portuguese words is still a problem for this student. We believe that the results of the analyzes can contribute to a reflection on the needs of deaf students of the UFS - Libras Letters course.
Palavras-chave: Educação superior - Sergipe
Educação de surdos
Língua portuguesa
Estudantes deficientes
Lingua brasileira de sinais
Deaf students
Libras letter course
Portuguese language
Proficiency
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Luciano da Silva. Proficiência em língua portuguesa escrita de alunos surdos do curso de letras – libras da Universidade Federal de Sergipe. 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14764
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