Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14801
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Capitão América versus Caveira Vermelha : trabalhando a construção da alteridade nazista em aulas de história a partir do filme Capitão américa : o primeiro vingador (2011) |
Autor(es): | Cruz, Kathleen Catherine Nogueira da |
Data do documento: | 13-Fev-2021 |
Orientador: | Damasceno, Natália Abreu |
Resumo: | Este trabalho se propõe a explorar possibilidades do uso do filme Capitão América: o primeiro vingador (2011) como ferramenta didático-pedagógica em aulas de história da educação básica. Para tanto, traçamos uma análise comparativa entre o paradigma da democracia liberal, encarnado no Capitão América (protagonista) e os ideais nazistas encarnados no Caveira Vermelha (antagonista). Tal análise busca compreender como se constitui a construção da alteridade como estratégia da política externa estadunidense no período da Segunda Guerra Mundial. Portanto, a partir do cruzamento do filme com fontes primárias e do diálogo com uma bibliografia sobre a história dos Estados Unidos, identificamos que sua utilização no contexto escolar oferece aos alunos ferramentas críticas para pensar conteúdos como a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, a projeção internacional de princípios do liberalismo e da democracia estadunidenses, e a reafirmação de certos valores do american way. |
Abstract: | This research aims to explore the possibilities of using the film Captain America: the first avenger (2011) as a didactic and pedagogical tool in highschool History classes. Therefore, we drew a comparative analysis between the liberal democracy paradigm, embedded in Captain America (protagonist), and the Nazi ideals embedded in the Red Skull (antagonist). This analysis seeks to understand how the construction of alterity is constituted as a strategy of American foreign policy during the Second World War. By intersection the film with primary sources and with a bibliography on the history of the United States, we identified that its use in the highschool context offers students critical tools to think about contents such as the United States entrance into Second World War, the international projection of principles of American liberalism and democracy, and the reaffirmation of certain principles of the American way. |
Palavras-chave: | História Ensino de história Nazismo História em quadrinhos Cinema |
área CNPQ: | OUTROS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DHI - Departamento de História – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Cruz, Kathleen Catherine Nogueira da. Capitão América versus Caveira Vermelha : trabalhando a construção da alteridade nazista em aulas de história a partir do filme Capitão América : o primeiro vingador (2011). São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação em História) – Departamento de História, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14801 |
Aparece nas coleções: | História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Kathleen_Catherine_Nogueira_Cruz.pdf | 869,2 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.