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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Temas controversos em unidades de ensino potencialmente significativa (UEPS) : um estudo acerca das concepções dos bolsistas do PIBID/Física
Autor(es): Andrade, Caroline de Oliveira
Data do documento: 29-Mar-2021
Orientador: Ribeiro, Tiago Nery
Resumo: A pesquisa busca apresentar compreensões sobre a inserção do Tema Controverso no produto educacional da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa. Embora recente, os Temas Controversos podem ser usados para discutir diferentes temáticas no ambiente escolar. Na constatação desse conceito, essa alternativa metodológica possibilita aos estudantes a promoção do raciocínio moral, ético e político na determinação dos aspectos positivos e negativos relativos aos conteúdos sobre o Ensino de Física, além de possibilitar uma Aprendizagem Significativa Crítica. Entendendo que o seu uso assume papel importante na formação do estudante, a motivação para esta pesquisa em relação a correta utilização e concepção do Tema Controverso, surgiram dentro das discussões do grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal de Sergipe/Campus Prof. Alberto Carvalho, ao perceber a possibilidade dos Temas Controversos estarem sendo abordados/inseridos no produto educacional que foram produzidos por estes futuros professores. A pesquisa objetivou identificar, a partir do produto educacional das unidades de ensino elaboradas, discussões que envolvem um Tema Controverso, identificando os sentidos que emergem das interações proporcionadas pelos textos dos bolsistas e, analisar como estas discussões influenciam na aprendizagem de Física. Tratase de uma pesquisa de natureza qualitativa na qual como instrumento de coleta de dados foram realizadas, análises de trabalhos científicos e entrevista semiestruturadas em consonância com a entrevista coletiva. Para análise, foi utilizado como aporte teórico e metodológico a Análise Textual Discursiva. O processo analítico se deu por meio da categorização para as entrevistas semiestruturadas e entrevista coletiva realizada com os bolsistas. A partir das análises dos trabalhos científicos, ficou evidenciado, que os sentidos atribuídos ao Tema Controverso estão no fato de envolverem julgamentos de valores, sejam eles de natureza política, religiosa, econômica, social e ambiental. Revelase ainda que, existe a apropriação desta concepção pelos bolsistas entrevistados e este reproduz ideias dos trabalhos científicos relativas à sua concepção, contextualizando de acordo com seus próprios argumentos. Portanto, vislumbra-se que a partir desta investigação, ocorra uma apropriação dos Temas Controversos, contribuindo assim, para se ter ainda mais melhorias no processo de formação no Ensino de Física. Considerandose que a sua inserção é importante, uma vez que favorece a formação de cidadãos criativos, reflexivos, críticos e contextualizados acerca de suas próprias ações pessoais e profissionais.
Abstract: The research seeks to present understandings about the insertion of the Controversial Theme in the educational product of the Potentially Significant Teaching Unit. Although recent, Controversial Themes can be used to discuss different themes in the school environment. In verifying this concept, this methodological alternative enables students to promote moral, ethical and political reasoning in determining the positive and negative aspects related to the contents of the Teaching of Physics, in addition to enabling Critical Meaningful Learning. Understanding that its use plays an important role in student education, the motivation for this research in relation to the correct use and conception of the Controversial Theme emerged within the discussions of the group of scholarship holders of the Institutional Program for Teaching Initiation Scholarships at the Federal University of Sergipe/Campus Prof. Alberto Carvalho, when realizing the possibility of Controversial Themes being addressed/inserted in the educational product that were produced by these future teachers. The research aimed to identify, from the educational product of the developed teaching units, discussions that involve a Controversial Theme, identifying the meanings that emerge from the interactions provided by the scholarship holders' texts, and analyze how these discussions influence the learning of Physics. This is a qualitative research in which, as a data collection instrument, analyzes of scientific works and semi-structured interviews were carried out in line with the collective interview. For analysis, the Discursive Textual Analysis was used as a theoretical and methodological support. The analytical process took place through the categorization for semi-structured interviews and collective interview carried out with the scholarship holders. From the analysis of scientific works, it was evident that the meanings attributed to the Controversial Theme are in the fact that they involve value judgments, whether of a political, religious, economic, social and environmental nature. It is also revealed that there is an appropriation of this conception by the interviewed scholarship holders and they reproduce ideas from scientific works related to its conception, contextualizing it according to their own arguments. Therefore, it is glimpsed that from this investigation, there is an appropriation of Controversial Themes, thus contributing to have even more improvements in the training process in Physics Education. Considering that its insertion is important, as it favors the formation of creative, reflective, critical and contextualized citizens about their own personal and professional actions.
Palavras-chave: Ensino de ciências e matemática
Ensino de física
Formação de professores
Temas controversos
Unidades de ensino potencialmente significativas
UEPS
Physics teaching
Controversial issues
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: ANDRADE, Caroline de Oliveira. Temas controversos em unidades de ensino potencialmente significativa (UEPS) : um estudo acerca das concepções dos bolsistas do PIBID/Física. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14957
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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