Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14985
Tipo de Documento: Dissertação
Título : Efetividade de intervenções na redução do tempo de tela em adolescentes: revisão sistemática
Autor : Mendonça, Rafaela Gois de
Fecha de publicación : 19-feb-2021
Director(a): Menezes, Andreia Freire de
Resumen: Introdução: O rápido desenvolvimento tecnológico, o fácil acesso aos dispositivos eletrônicos e sua presença generalizada em nossas vidas geraram uma crescente preocupação relativa ao impacto psicológico ocasionado pelo tempo de exposição à tela, sobretudo em crianças e adolescentes. Considerando a Pandemia atual, esse tempo pode ser ainda maior. O acesso exagerado a esses dispositivos, juntamente com o comportamento sedentário estão associados a malefícios na saúde física e mental. Nesse contexto, por considerar uma importante problemática a relação do tempo de exposição a tela e suas consequências na saúde física e mental do indivíduo, estudar as possíveis intervenções para a prevenção e redução do tempo de uso constante bem como sua efetividade é de suma relevância. Objetivo: Avaliar a efetividade de intervenções na redução do tempo de tela em adolescentes. Método: Trata-se de uma Revisão Sistemática realizada conforme diretrizes da Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Foi utilizada a estratégia PICOS para estabelecimento da busca. As palavras-chave utilizadas foram: screen time, television, computer, video games, smartphone, adolescents. As bases de dados utilizadas foram: Cumulative Index to Nursing and Allied Health (CINAHL), U. S. National Library of Medicine (PubMed), PsycINFO (American Psychological Association – APA) e Cochrane Controlled Trials Register. Os operadores booleanos “AND” e “OR” foram utilizados com as palavras-chave para guiar a busca nas bases de dados. A seleção dos artigos ocorreu em duas fases por dois investigadores de forma independente e pareada. O risco de viés foi avaliado pelas diretrizes da Cochrane no Review Manager versão 5.5. Resultados: A busca inicial resultou em 5.931 artigos, após leitura de títulos e resumos 10 foram considerados elegíveis e 04 atenderam aos critérios de elegibilidade para inclusão e análise. As seguintes intervenções foram utilizadas para a redução do tempo de tela: atividade de dança, meditação, atividade física e intervenções em nível de sala de aula. No que se refere aos tipos de tela, as seguintes foram abordadas nos estudos: televisão, videogame, computador e celular. As intervenções que envolvem atividade física mostraram-se mais eficazes, no entanto, a meditação mostrou-se mais efeitos benéficos em desfechos secundários como diminuição do vício em smartphones e níveis de estresse, além da melhora do autocontrole e estratégias de enfrentamento do estresse. Conclusão: As intervenções utilizadas nos estudos foram parcialmente efetivas visto que após o período de intervenção os adolescentes voltaram a apresentar aumento de tempo de exposição, além do mais, o fato desse tempo ser autorrelatado torna uma grande limitação dos estudos. São necessários novos ensaios clínicos randomizados que avaliem a efetividade de intervenções voltadas para a redução do tempo de tela em adolescentes, mas que sobretudo estabeleça forma de mensuração com menos viés e que dê seguimento ao para que assim possamos reavaliar o tempo de efetividade da intervenção.
Resumen : Introduction: The rapid technological development, the easy access to electronic devices and their widespread presence in our lives have generated a growing concern regarding the psychological impact caused by the time of exposure to the screen, especially in children and adolescents. Considering the current Pandemic, this time may be even longer. Excessive access to these devices, along with sedentary behavior are associated with harms in physical and mental health. In this context, considering the relationship between the time of exposure to the screen and its consequences on the individual's physical and mental health as an important problem, studying the possible interventions for the prevention and reduction of the time of constant use as well as its effectiveness is extremely important. Objective: To develop a systematic review study in order to assess the effectiveness of interventions in reducing screen time in adolescents. Method: This is a systematic review carried out according to the guidelines of the Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta- Analyzes (PRISMA). The PICOS strategy was used to establish the search. The keywords used were: screen time, television, computer, video games, smartphone, adolescents. The databases used were: Cumulative Index to Nursing and Allied Health (CINAHL), U. S. National Library of Medicine (PubMed), PsycINFO (American Psychological Association - APA) and Cochrane Controlled Trials Register. The Boolean operators “AND” and “OR” were used with the keywords to guide the search in the databases. The selection of articles took place in two phases by two researchers, independently and in pairs. The risk of bias was assessed by Cochrane guidelines in Review Manager version 5.5. Results: The initial search resulted in 5,931 articles, after reading titles and abstracts 10 were considered eligible and 4 met the eligibility criteria for inclusion and analysis. The following interventions were used to reduce screen time: dance activity, meditation, physical activity and classroom-level interventions. With regard to the types of screens, the following were addressed in the studies: television, video games, computer and cell phone. Interventions involving physical activity proved to be more effective, however, meditation showed more beneficial effects on secondary outcomes such as decreased smartphone addiction and stress levels, in addition to improving self-control and coping strategies for stress. Conclusion: The interventions used in the studies were partially effective since, after the intervention period, the adolescents showed an increased exposure time, moreover, the fact that this time is self-reported makes it a major limitation of the studies. New randomized clinical trials are needed to assess the effectiveness of interventions aimed at reducing screen time in adolescents, but above all to establish a measurement method with less bias and to follow up so that we can reevaluate the intervention's effectiveness time.
Palabras clave : Enfermagem
Saúde do adolescente
Tempo de tela em dispositivos eletrônicos
Revisão sistemática
Tempo de tela
Vídeo games
Televisão
Computador
Adolescente
Screen time
Video games
Television (TV)
Computer
Adolescent
Área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Patrocinio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Enfermagem
Citación : MENDONÇA, Rafaela Gois de. Efetividade de intervenções na redução do tempo de tela em adolescentes: revisão sistemática. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI : https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14985
Aparece en las colecciones: Mestrado em Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
RAFAELA_GOIS_MENDONCA.pdf1,5 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.