Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15016
Document Type: Dissertação
Title: Desenvolvimento do pensamento computacional utilizando histórias em quadrinhos apresentando conceitos da empatia para alunos do ensino fundamental na disciplina de história
Authors: Silva, Luís Antônio dos Santos
Issue Date: 31-Aug-2021
Advisor: Nunes, Maria Augusta Silveira Netto
Co-advisor: Delabrida, Zenith Nara Costa
Resumo : O século XXI trouxe novos desafios para a Educação. Um desses desafios foi o avanço da tecnologia, que possibilitou verdadeiras mudanças mercadológicas e de empregabilidade. Essas mudanças têm o potencial de se estender para os séculos vindouros e também se refletem no currículo escolar dos estudantes, já que mudanças mercadológicas podem impactar diretamente no currículo escolar e assim, na formação dos profissionais do futuro, pois os estudantes estarão sendo formados para profissões que ainda surgirão. Por isso, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) lista as competências gerais que devem ser desenvolvidas na Educação Básica brasileira para construção de conhecimento, desenvolvimento de habilidades e formação de valores. As competências gerais da BNCC estão em conformidade com as cinco competências para o século XXI (Pensamento Crítico, Colaboração, Criatividade, Resolução de Problemas e Pensamento Computacional), com destaque para o Pensamento Computacional (PC), citado também pela BNCC, já que o PC visa à resolução e formulação de problemas em contextos diversos de forma eficiente ao desenvolver o pensamento lógico, utilizando fundamentos da computação em qualquer área do conhecimento e consequentemente, abrindo espaço para que o PC possa ser usado em qualquer disciplina do currículo escolar. Logo, o PC pode ajudar na apresentação de conceitos da Empatia, a qual está diretamente ligada a melhora de resultados acadêmicos e regulação da interação social. Sendo assim, a motivação para esta dissertação é a necessidade de preparação das crianças e jovens para um mercado de trabalho ainda incerto impactando na necessidade do desenvolvimento de habilidades e competências indispensáveis para o século XXI, tendo em vista o surgimento de novas profissões e, com esse intuito, esta dissertação propõe a criação de evidências para verificar o desenvolvimento do PC com a utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs), na disciplina de História na apresentação de conceitos da Empatia para alunos do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo, alguns artefatos (HQs) foram elaborados e com a realização do experimento com a participação de 12 alunos, os quais são do 5o ano com média de idade de 10,58 durante oito semanas foi possível aferir, aplicando o Computational Thinking Test (CTt), a diminuição da média do grupo de controle e o crescimento na distribuição da média no grupo experimental, com um percentual de -7,72% para o grupo de controle e de 7,88% para o grupo experimental. Os resultados provenientes da análise referente ao teste de Conceitos da Empatia evidenciam uma diminuição na média do grupo de controle (4,84%) e no grupo experimental (14,51%). Embora com o aumento para o grupo experimental ao aferir o desenvolvimento do PC, o p-valor encontrado após o Teste t Student Pareado não alcançou uma significância estatística e acredita-se que o pequeno tamanho da amostra impacta negativamente nessa significância, sendo sugerido realizar o experimento com uma amostra maior e com o ensino de maneira presencial.
Abstract: The 21st century brought new challenges to Education. One of these challenges was the advancement of technology, which allowed for true market and employability changes. These changes have the potential to extend into the coming centuries and are also reflected in the students’ school curriculum, as market changes can directly impact the school curriculum and thus the training of professionals of the future, as students will be trained for professions that will still emerge. Therefore, the Common National Curriculum Base (BNCC) lists the general competences that must be developed in Brazilian Basic Education for the construction of knowledge, development of skills and formation of values. The general competences of BNCC are in accordance with the five competences for the 21st century (Critical Thinking, Collaboration, Creativity, Problem Solving and Computational Thinking), with emphasis on Computational Thinking (PC), also cited by BNCC, as the PC aims to efficiently solve and formulate problems in different contexts by developing logical thinking, using fundamentals of computing in any area of knowledge and, consequently, making room for PC to be used in any subject of the school curriculum. Therefore, the motivation for this dissertation is the need to prepare children and young people for a still uncertain labor market, impacting the need for the development of essential skills and competencies for the 21st century, considering the emergence of new professions and, with this in mind, this dissertation proposes the creation of evidence to verify the development of PC with the use of comic books, in the discipline of History, in the presentation of Empathy concepts for elementary school students. To achieve this goal, some artifacts (comic books) were elaborated and with the realization of the experiment with the participation of 12 students, who are from the 5th year with an average age of 10,58 during eight weeks, it was possible to measure, applying the Computational Thinking Test (CTt), the decrease in the mean of the control group, the growth in the distribution of means in both groups, with a percentage of -7.72% for the control group and 7.88% for the group experimental. The results from the analysis of the Concepts of Empathy test show a decrease in the mean of the control group (4.84%) and the experimental group (14.51%). Although with the increase for the experimental group when measuring the PC development, the p-value found after the Paired Student t Test did not reach statistical significance and it is believed that the small sample size negatively impacts this significance, being suggested to perform the experiment with a larger sample and teaching in person.
Keywords: Computação
Empatia
Ensino fundamental
História
Histórias em quadrinhos
Pensamento computacional
Empathy
Elementary school
History
Comics
Computational thinking
Subject CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: SILVA, Luís Antônio dos Santos. Desenvolvimento do pensamento computacional utilizando histórias em quadrinhos apresentando conceitos da empatia para alunos do ensino fundamental na disciplina de história. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15016
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUIS_ANTONIO_SANTOS_SILVA.pdf9,48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.