Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15037
Document Type: Dissertação
Title: Ensinando pensamento computacional utilizando histórias em quadrinhos para alunos do ensino fundamental por meio de práticas mindfulness na disciplina de Educação Física
Authors: Souza, Felipe Faustino de
Issue Date: 25-Feb-2021
Advisor: Nunes, Maria Augusta Silveira Netto
Co-advisor: Delabrida, Zenith Nara Costa
Resumo : A Educação atual enfrenta novos desafios e como resposta a esse cenário inovador modificações que contemplem as exigências de formação refletem as necessidades mercadológicas e de empregabilidade atuais do século XXI e vindouros. Desta forma, se faz necessário o desenvolvimento de competências para a Educação Básica listadas pela BNCC que estão em concordância com as cinco competências /habilidades para o século XXI (Pensamento Crítico, Colaboração, Criatividade, Resolução de Problemas e Pensamento Computacional) e em particular, o Pensamento Computacional (PC), habilidade essa classificada como fundamental. Em trabalho precedente sobre o ensino do PC e a utilização de Histórias em Quadrinhos, a falta de atenção foi listada como uma das principais dificuldades, estando relacionada com as dificuldades de aprendizagem, por outro lado, a prática Mindfulness aponta melhorias na atenção, no desenvolvimento social e emocional. Sendo assim, a motivação para esta dissertação é a necessidade de preparação das crianças e jovens para um mercado de trabalho ainda incerto impactando na necessidade do desenvolvimento das habilidades/competências indispensáveis para o século XXI e, com esse intuito, esta dissertação propõe a criação de evidências para verificar o desenvolvimento do PC com a utilização de HQs, na disciplina de Educação Física por meio de práticas Mindfulness para alunos do Ensino Fundamental. Para alcançar esse objetivo artefatos (Histórias em Quadrinhos) foram elaborados e com a realização do experimento com a participação de 26 alunos do 6o ao 9o ano com idade média de 13,69 durante 5 semanas foi possível aferir, sobre o teste de PC (CTt), o crescimento na distribuição das médias em ambos o grupo, com um percentual de 9,86% para o grupo experimental e de 5,37% para o grupo controle. Os resultados provenientes da análise referente ao teste de Mindfulness (MAAS) evidenciam um aumento na distribuição das médias em ambos os grupos, experimental (4,44%) e controle (2,7%). Embora com o maior aumento para o grupo experimental, o pequeno tamanho da amostra impacta negativamente na significância estatística.
Abstract: Education faces new challenges and, in response to this innovative scenario, changes that contemplate the training requirements reflect the current and future 21st century marketing and employability needs. In this way, it is necessary to develop skills for Basic Education listed by BNCC that are in agreement with the five skills for the 21st century (Critical Thinking, Collaboration, Creativity, Problem Solving and Computational Thinking) and in particular, Computational Thinking (CT), a skill classified as fundamental. In previous work on teaching CT and the use of Comics, the lack of attention was listed as one of the main difficulties, being related to the learning difficulties and Mindfulness practice points out improvements in attention, in social and emotional development. Therefore, the motivation for this dissertation is the need to prepare children and young people for a job market that is still uncertain, impacting on the need to develop the skills that are indispensable for the 21st century and, with this aim, this dissertation proposes the creation of evidence to verify the development of the PC with the use of comic books, in the discipline of Physical Education through Mindfulness practices for elementary school students. In order to achieve this objective, artifacts were elaborated and with the realization of the experiment with the participation of 26 students from the 6th to the 9th grade, with an average age of 13.69 for 5 weeks, it was possible to measure, on the CT test (CTt), the growth in the distribution of means in both groups, with a percentage of 9.86% for the experimental group and 5.37% for the control group. The results from the analysis referring to the Mindfulness test (MAAS) showed an increase in the distribution of means in both groups, experimental (4.44%) and control (2.7%). Although with the greatest increase for the experimental group, the small sample size negatively impacts statistical significance.
Keywords: Computação
Histórias em quadrinhos
Educação física
Ensino fundamental
Pensamento computacional
Mindfulness
Computational thinking
Comics
Physical education
Elementary education
Subject CNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Sponsorship: Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ciência da Computação
Citation: SOUZA, Felipe Faustino de. Ensinando pensamento computacional utilizando histórias em quadrinhos para alunos do ensino fundamental por meio de práticas mindfulness na disciplina de Educação Física. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15037
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FELIPE_FAUSTINO_SOUZA.pdf9,55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.