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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego
Autor(es): Souza Junior, Gladson Cardoso de
Data do documento: 30-Jul-2019
Orientador: Nogueira, Adriana Dantas
Resumo: Esta pesquisa buscou estudar o processo de elaboração da cena documental contemporânea, tendo como ênfase a investigação dos procedimentos teóricometodológicos de elaboração da mise-en-scène utilizada por realizadoresindependentes-contemporâneos em seus cotidianos profissionais. A relação entre sujeito da câmera e pessoa personagem é a principal ferramenta deste estudo e foi partindo deste sentido, que se buscou averiguar como os conhecimentos e métodos produzidos e/ou praticados por realizadores independentes, se articulam com o próprio saber-fazer da teoria do cinema. Utilizando procedimentos metodológicos e práticas presentes em outras áreas da produção de conhecimento, o intento de verificar as possíveis aproximações e distanciamentos pertencentes a diferentes campos, bem como, observar em que medida esses campos se influenciam e/ou se negam no que compete à elaboração da encenação do filme documental, se dá a partir do processo de realização dos filmes Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego.
Abstract: This research sought to study the elaboration process of the contemporary documentary scene. The emphasis of the work was to investigate the theoretical-methodological procedures for the elaboration of mise-en-scène used by contemporary -independent directors in their daily professional life. The greater interest is in the relationship between the subject's camera and the person's character. In this sense, we sought to investigate how the knowledge and methods produced and / or practiced by independent filmmakers are articulated with the know-how of cinema theory, based on the approximation of methodological procedures and practices present in other areas of knowledge production. The attempt to verify the possible approximations and distances belonging to different fields, as well as, to observe in what measure these areas are influenced and / or denied by elaboration of the staging of the documentary was given from the process of realization of the movies “so that the world does not forget” (2019/20) of Pedro Bomba and 144 hours and some minutes stolen (2019/20) of Gladson Galego.
Palavras-chave: Cinema
Cinema independente
Documentário contemporâneo
Mise-en-scène documental
Filme-carta
Cinema de fluxo
Independent cinema
Contemporary documentary
Documentary mise-en-scène
Film-letter
Flow cinema
Para que o mundo não esqueça (filme)
144 horas e alguns minutos roubados (filme)
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA
Agência de fomento: Fundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SE
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema
Citação: SOUZA JUNIOR, Gladson Cardoso de. Em-cena-ação – mise-en-scène documental contemporânea : notas sobre a elaboração da cena a partir dos processos fílmicos Para que o mundo não esqueça (2019/20) de Pedro Bomba e 144 horas e alguns minutos roubados (2019/20) de Gladson Galego. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15048
Aparece nas coleções:Mestrado Interdisciplinar em Cinema e Narrativas Sociais

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