Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15089
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Discursos midiáticos sobre as políticas públicas contemporâneas para o ensino de Língua Espanhola no Brasil |
Autor(es): | Nascimento, Thaíse Cristina Silva do |
Data do documento: | 20-Ago-2019 |
Orientador: | Bernardo-Santos, Wilton James |
Resumo: | O presente estudo se propõe a apresentar uma análise discursiva das publicações veiculadas na internet, acerca das políticas públicas contemporâneas para a oferta de língua espanhola no ensino regular brasileiro, visto que as condições midiáticas reproduzem e cristalizam os discursos em funcionamento. O trabalho utiliza como aporte teórico-metodológico a Análise de Discurso, com a finalidade de compreender o modo como foi construído, pela mídia, os gestos políticos pela obrigatoriedade e facultatividade no seguinte recorte histórico: após a publicação da Lei nº 11.161/2005 e da MP 746/2016, Lei nº 13.415/2017. Como referencial teórico, a pesquisa trouxe as contribuições de autores como: Louis Althusser (1998), Michel Pêcheux (1997; 1999; 2010), Jacqueline Authier-Revuz (1990), Eni P. Orlandi (1996b, 1998, 2007, 2015), Alice Krieg-Panque (2010), Maria do Rosário F. V. Gregolin (2007), dentre outros autores que desenvolveram pesquisas sobre discurso e mídia. Na constituição do corpus empírico, o método considerou as manchetes encontradas em diferentes tipos de sites, significados como “grande imprensa”, além daqueles construídos como um jornalismo à margem dela. Em relação aos resultados obtidos, sobre a oferta obrigatória do ensino de língua espanhola (2005), a análise das formas e fórmulas discursivas verifica que a constituição do sujeito se dá a partir do entrecruzamento de discursos do novo, do jurídico político, do escolar e pedagógico, do mercadológico e do trabalho, do quantitativo e do burocrático. Já os gestos analíticos tecidos a partir das publicações acerca da oferta facultativa (2016/2017) apresentam o enfrentamento de posições políticas, regulando e categorizando o ensino do espanhol através de um apagamento. Ao filiar-se à ideologia da política de “direita”, o sujeito é constituído pelo discurso do novo-positivo, da abertura e da democracia. Por outro lado, o sujeito, filiado à ideologia de “esquerda”, é constituído por um discurso de ordem pessoal, antidemocrático e mercadológico, na circulação de sentidos negativos para a facultatividade da oferta do idioma. |
Abstract: | This study aims to present a discursive analysis of Internet publications about contemporary
public policies for the provision of Spanish language in Brazilian regular education, since
media conditions reproduce and crystallize the discourses in operation. The work uses as a
theoretical-methodological approach the Discourse Analysis, with the purpose of
understanding the way the political gestures were built by the obligatoriness and facultativity
in the following historical outline: after the publication of Law No. 11.161 / 2005 and PM
746/2016, Law No. 13.415 / 2017. As a theoretical framework, the research brought
contributions from authors such as: Louis Althusser (1998), Michel Pêcheux (1997; 1999;
2010), Jacqueline Authier-Revuz (1990), Eni P. Orlandi (1996b, 1998, 2007, 2015) , Alice
Krieg-Panque (2010), Maria do Rosário FV Gregolin (2007), among other authors who
developed research on discourse and media. In the constitution of the empirical corpus, the
method considered the headlines found in different types of sites, meaning as "great press", in
addition to those built as a journalism on the fringes of it. In relation to the obtained results,
about the compulsory offer of the Spanish language teaching (2005), the analysis of the
discursive forms and formulas verifies that the constitution of the subject occurs from the
intersection of discourses of the new, the legal-political, the scholar and pedagogical,
marketing and labor, quantitative and bureaucratic. Yet the analytical gestures woven from
the publications about the facultative offer (2016/2017), presents the confrontation of
antagonistic political positions, regulating and categorizing the teaching of Spanish through
an erasure. By joining the ideology of “right” politics, the subject is constituted by the
discourse of the new positive, openness and democracy. On the other hand, the subject,
affiliated to the ideology of the "left", is constituted by a discourse of personal, undemocratic
and marketing, in the circulation of negative meanings for the facultativity of language offer. El presente estudio se propone a presentar un análisis discursivo de las publicaciones vehiculadas en internet, acerca de las políticas públicas contemporáneas para la oferta de lengua española en la enseñanza regular brasileña, visto que las condiciones mediáticas reproducen y cristalizan los discursos en funcionamiento. El trabajo utiliza como aporte teórico-metodológico el Análisis de Discurso, con la finalidad de comprender el modo como fue construido, por los medios de comunicación, los gestos políticos por la obligatoriedad y facultatividad en el siguiente recorte histórico: después de la publicación de la Ley nº 11.161/2005 y de la MP 746/2016, Ley nº 13.415/2017. Como referencial teórico, la investigación trajo las contribuciones de autores como: Louis Althusser (1998), Michel Pêcheux (1997; 1999; 2010), Jacqueline Authier-Revuz (1990), Eni P. Orlandi (1996b; 1998, 2007,2015), Alice Krieg-Panque (2010), Maria do Rosário F. V. Gregolin (2007), entre otros autores que desarrollaron investigaciones sobre discurso y medios de comunicación. En la constitución del corpus empírico, el método consideró los titulares encontrados en diferentes tipos de sitios web, significados como “grande prensa” y aquellos construidos como un periodismo a su margen. En relación a los resultados obtenidos, acerca de la oferta obligatoria de la enseñanza de lengua española (2005), el análisis de las formas y de las fórmulas discursivas verifica que la constitución del sujeto se da a partir del entrecruzamiento de discursos del nuevo, del jurídico-político, del escolar y del pedagógico, del mercadológico y del trabajo, del cuantitativo y del burocrático. Ya los gestos analíticos tejidos a partir de las publicaciones acerca de la oferta facultativa (2016/2017) presentan el enfrentamiento de posiciones políticas antagónicas, regulando y categorizando la enseñanza del español a través de un apagamiento. Al filiarse a la ideología de la política de “derecha” e “izquierda”, el sujeto es constituido por el discurso del nuevo-positivo, de la apertura y de la democracia. Por otro lado, el sujeto, filiado a la ideología de “izquierda”, es constituido por un discurso de orden personal, antidemocrático y mercadológico, en la circulación de sentidos negativos para la facultatividad de la oferta del idioma. |
Palavras-chave: | Análise do discurso Mídia social Língua espanhola Análise de discurso Mídia Espanhol no ensino médio Discourse analysis Media Spanish language in Brazilian regular education Análisis de discurso Medios de comunicación Español en la enseñanza media |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Letras |
Citação: | NASCIMENTO, Thaíse Cristina Silva do. Discursos midiáticos sobre as políticas públicas contemporâneas para o ensino de Língua Espanhola no Brasil. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15089 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
THAISE_CRISTINA_SILVA_NASCIMENTO.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.