Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15123
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Finanças pessoais : uma análise da gestão financeira dos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas CCSA/UFS |
Autor : | França, Lucas Santos |
Fecha de publicación : | 5-ago-2021 |
Director(a): | Lima, Glessia Silva de |
Resumen: | O presente trabalho buscou aprofundar os conhecimentos a respeito das finanças pessoais e seus subtópicos: saúde financeira, planejamento financeiro pessoal, e controle financeiro pessoal e, também, aprofundar o conhecimento sobre a educação financeira. As finanças pessoais envolvem as decisões tomadas pelos indivíduos com relação à gestão dos seus recursos de modo a possibilitar a saúde, o planejamento e o controle financeiro. Já a educação financeira permite ao cidadão a construção de uma consciência financeira, a qual possibilita o alcance dos objetivos com qualidade de vida e contribui para o desenvolvimento econômico de uma nação. O objetivo principal do trabalho foi analisar a gestão financeira dos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe. Para chegar ao seu objetivo a pesquisa utilizou como metodologia a abordagem quantitativa e tipo de pesquisa foi descritiva, o procedimento utilizado foi o survey (levantamento), já a coleta de dados foi feita através de questionário disponibilizado através da plataforma Google Forms, entre os dias 25 de fevereiro e 01 de abril de 2021 o questionário coletou 445 respostas. Os principais resultados apontaram que o perfil socioeconômico predominante entre os pesquisados foi o de indivíduos com idade de até 30 anos, sexo feminino, solteiros, com renda individual de até 1,5 salários-mínimos, quanto ao endividamento foi identificado que ele é baixo, sendo composto, principalmente, por dívidas pequenas e de curto prazo. Também foi identificado que o planejamento e controle financeiro estão inseridos no cotidiano da maioria dos pesquisados, visto que, são realizados, principalmente, com frequência mensal. No tocante a educação financeira a maioria dos discentes demonstrou já ter contato com o tema, normalmente, por meio da internet, sendo que os mesmos possuem uma boa autoavaliação deste conhecimento. Desta forma, os resultados do trabalho contribuíram para o entendimento do atual estado da gestão financeira dos estudantes de um importante centro da Universidade Federal de Sergipe e também para a evolução do tema. |
Resumen : | The present work sought to deepen the knowledge about personal finance and its subtopics: financial health, personal financial planning, and personal financial control, and also to deepen the knowledge about financial education. Personal finances involve decisions made by individuals regarding the management of their resources in order to enable health, planning and financial control. Financial education, on the other hand, allows the citizen to build a financial conscience, which enables the achievement of goals with quality of life and contributes to the economic development of a nation. The main objective of the work was to analyze the financial management of students at the Center for Applied Social Sciences at the Federal University of Sergipe. To reach its objective, the research used the quantitative approach as a methodology and the type of research was descriptive, the procedure used was the survey, while data collection was done through a questionnaire made available through the Google Forms platform, between the days February 25 and April 1, 2021 the questionnaire collected 445 responses. The main results pointed out that the predominant socioeconomic profile among those surveyed was that of individuals aged up to 30 years, female, single, with individual income of up to 1.5 minimum wages, as for the indebtedness it was identified that it is low, being mainly composed of small and short-term debts. It was also identified that the planning and financial control are inserted in the daily life of most of those surveyed, since they are carried out, mainly, with monthly frequency. With regard to financial education, most students demonstrated that they already have contact with the topic, usually through the internet, and they have a good self-assessment of this knowledge. In this way, the results of the work contributed to the understanding of the current state of financial management of students at an important center at the Federal University of Sergipe and also to the evolution of the theme. |
Palabras clave : | Administração Ensino de administração Finanças pessoais Saúde financeira Planejamento financeiro pessoal Personal finance Financial health Personal financial planning Financial education |
Área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO FINANCEIRA |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial |
Citación : | França, Lucas Santos. Finanças pessoais : uma análise da gestão financeira dos alunos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas CCSA/UFS. São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021 |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15123 |
Aparece en las colecciones: | Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lucas_Santos_Franca.pdf | 738,04 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.