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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15183
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título : | Um palimpsesto de violências contra as mulheres em Elvira Vigna |
Autor : | Santos, Gardênia Dias |
Fecha de publicación : | 23-feb-2021 |
Director(a): | Gomes, Carlos Magno Santos |
Resumen: | Esta dissertação analisa como a violência contra as mulheres está representada no romance Como se estivéssemos em palimpsesto de putas (2016), de Elvira Vigna. Para tanto, buscamos destrinchar como as violências são constituídas na obra, considerando que elas se manifestam a partir do aniquilamento simbólico, físico e sexual das mulheres. Nosso foco consiste, assim, em identificar como a autora, no transcorrer do texto, desvela a economia simbólico-patriarcal que sustenta a violência imposta pela identidade masculina opressora de João à narradora, às garotas de programa e à esposa, Lola. Diante desta perspectiva, partimos de uma abordagem baseada nas concepções desenvolvidas pela Crítica Feminista, visto que ela nos proporciona a efetivação do diálogo entre Literatura e sociedade, em especial, na medida em que rompe com o caráter discriminatório das ideologias que limitam o masculino e o feminino e propõe uma identidade de gênero híbrida e flexível como estratégia de sobrevivência. Tal quebra de parâmetros tradicionais é enfatizada pelos estudos feministas de H. B. de Hollanda (2018, 2019, 2020); L. Zolin (2009); E. Xavier (1998, 2007); C. Gomes (2016, 2018) e de L. Hutcheon (1991, 1993), ao traçarem uma leitura crítica, política e estética dos discursos e textos de autoria feminina. Diante do exposto, nosso subsídio teóricometodológico explora conceitos como “violência de gênero”, conforme R. Segato (2003); “excesso de masculinidade”, trabalhado por L. Machado (1998, 2010); “regulações e performances de gênero”, segundo J. Butler (2003, 2014); “decolonização da violência de gênero”, proposto por M. Lugones (2014, 2020); e de “lugar de fala”, de acordo com D. Ribeiro (2017). Estas formulações nos permitem questionar as normas regulatórias e as intersecções da violência de gênero contra a mulher. A fim de alcançarmos os objetivos suscitados, apresentamos, no primeiro capítulo, como as pautas do movimento feminista estão incorporadas na literatura de autoria feminina e de que modo são usadas como ferramentas de questionamento às ideologias de poder da sociedade patriarcal. No segundo, passamos a identificar o meio pelo qual se constroem o palimpsesto de violências e as identidades das personagens, que resistem às regulações de gênero com diferentes transgressões femininas. Já no último capítulo, apontamos as estratégias de decolonização desse palimpsesto e das estruturas histórico-patriarcais questionadas esteticamente pela narradora do romance, que mostra de forma irônica e sagaz as verdades masculinas. Com esse intuito, defendemos a hipótese de que, ao trazer para o texto ficcional o olhar decolonizador de gênero, Elvira Vigna desconstrói os paradigmas machistas e desnuda as sutilezas das diversas formas de violência contra a mulher ao relacionar essas violências às fragilidades e inseguranças que circundam o universo competitivo masculino. |
Resumen : | This dissertation analyzes how violence against women is represented in the novel “Como se estivéssemos em palimpsesto de putas” (2016), by Elvira Vigna. To do so, we aim to unravel how violence is constituted in the work, considering that it manifests itself from the symbolic, physical and sexual annihilation of women. Our focus is to identify how the author, in the course of the text, unveils the symbolic-patriarchal economy that sustains the violence imposed by João's oppressive male identity on the narrator, the call girls and his wife, Lola. In light of this perspective, we take an approach based on the conceptions developed by Feminist Criticism, since it provides us an effective dialogue between literature and society, especially, as long as it breaks with the discriminatory character of the ideologies that limit the masculine and the feminine and proposes a hybrid and flexible gender identity as a survival strategy. Such breaking of traditional parameters is emphasized by the feminist studies of H. B. de Hollanda (2018, 2019, 2020); L. Zolin (2009); E. Xavier (1998, 2007); C. Gomes (2016, 2018) and by L. Hutcheon (1991, 1993), by tracing a critical, political and aesthetic reading of discourses and texts of female authorship. Accordingly, our theoretical and methodological subsidy explores concepts such as “gender violence”, according to R. Segato (2003); “masculinity excess”, worked by L. Machado (1998, 2010); “gender regulations and performances”, according to J. Butler (2003, 2014); “decolonization of gender violence”, proposed by M. Lugones (2014, 2020); and of “place of speech”, according to D. Ribeiro (2017). Such formulations allow us to question the regulatory norms and intersections of gender violence against women. In order to reach the objectives raised, we present, in the first chapter, how the slogans of the feminist movement are incorporated in literature written by women and how they are used as tools to question the ideologies of power of patriarchal society. In the second, we move on to identify the means by which the palimpsest of violence and the identities of the characters, who resist gender regulations with different feminine transgressions, are constructed. In the last chapter, we point out the decolonization strategies of this palimpsest and the historical-patriarchal structures questioned aesthetically by the novel's narrator, who shows male truths in an ironic and sagacious way. With this in mind, we defend the hypothesis that, by bringing to the fictional text the decolonizing look of gender, Elvira Vigna deconstructs the chauvinist paradigms and uncovers the subtleties of the various forms of violence against women by relating this violence to the fragilities and insecurities that surround the male competitive universe. |
Palabras clave : | Literatura brasileira Violência contra as mulheres Crítica feminista Identidade de gênero Elvira Vigna Crítica e interpretação Crítica feminista Literatura contemporânea Violence against women Feminist critique Gender identity Contemporary literature |
Área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma : | por |
Institución: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Posgrado: | Pós-Graduação em Letras |
Citación : | SANTOS, Gardênia Dias. Um palimpsesto de violências contra as mulheres em Elvira Vigna. 2021. 115 f. Dissertação (mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15183 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Letras |
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