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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15202
Tipo de Documento: | Monografia |
Título : | Análise da consciência fonológica e hipótese de escrita de discentes do ensino fundamental na rede estadual de ensino |
Otros títulos : | Analysis of phonological consciousness and writing hypothesis of fundamental education students in the state teaching network Análisis de la conciencia fonológica y la hipótesis de escritura de estudiantes de educación fundamental en la red de enseñanza estatal |
Autor : | Lisboa, Brenda Elen Nunes Jesus, Ronyere Tavares de |
Fecha de publicación : | 16-dic-2019 |
Director(a): | Carlino, Fabiana Cristina |
Resumen: | Introdução: Os percursos para aprendizagem da leitura e escrita são repletos de conexões psicológicas, biológicas e sociais. A consciência fonológica (CF) é referenciada como aliada para aquisição da leitura e escrita, que resultam no desenvolvimento da aprendizagem. Objetivo: Analisar as habilidades de CF e hipótese de escrita de discentes do ensino fundamental da rede Estadual. Método: Participaram do estudo 42 duas crianças, de ambos os gêneros, do segundo ao quinto ano de uma escola estadual do interior de Sergipe, com idades entre 9 e 14 anos. As crianças foram divididas em dois grupos, GI (discentes repetentes) e GII (discentes sem repetência no histórico escolar). Os discentes foram escolhidos aleatoriamente dentro das disponibilidades ofertadas pelos docentes da instituição, em seguida foi realizada a avaliação pelo CONFIAS, em horário pré-determinado pela diretora da escola, em horário contraturno para não prejudicar as atividades escolares. Resultados: Observou-se que os discentes do GI apresentaram pior desempenho no teste CONFIAS que os discentes do GII, visto que o teste estatístico T de Student verificou diferença significativa de 0,00429, nas respostas apresentadas. Conclusão: O estudo apresenta dados significativos na comparação de discentes repetentes e não repetentes no que diz respeito a consciência fonológica e hipótese de escrita, o que torna relevante mais estudos que possam atuar na avaliação e intervenção precoce nos casos de dificuldades acadêmicas para reduzir a ocorrência de fracasso escolar. |
Resumen : | Introduction: The pathways for reading and writing learning are full of psychological, biological and social connections. Phonological awareness (CF) is referred to as an ally for reading and writing acquisition, which result in the development of learning. Objective: To analyze the ability of FC and writing hypothesis of students of elementary school of the state network. Method: Forty-two children of both genders, from the second to the fifth year of a state school in the interior of Sergipe, aged between 9 and 14 years old, participated in the study. The children were divided into two groups, GI (repeating students) and GII (students without repetition in the school transcript). The students were randomly chosen from the availability offered by the teachers of the institution, then the evaluation was carried out by the CONFIAS, at a predetermined time by the school principal, at a time to avoid harming school activities. Results: It was observed that the students of GI presented worse performance in the CONFIAS test than the students of GII, since the Student's T statistical test found a significant difference of 0.00429 in the answers presented. Conclusion: The study presents significant data in the comparison of repetitive and non-repetitive students regarding phonological awareness and writing hypothesis, which makes relevant more studies that can act in the evaluation and early intervention in cases of academic difficulties to reduce the occurrence. of school failure. Introducción: las vías para el aprendizaje de la lectura y la escritura están llenas de conexiones psicológicas, biológicas y sociales. La conciencia fonológica (CF) se conoce como un aliado para la adquisición de lectura y escritura, lo que resulta en el desarrollo del aprendizaje. Objetivo: analizar la capacidad de FC y la hipótesis de la escritura de los estudiantes de la escuela primaria de la red estatal. Método: Cuarenta y dos niños de ambos sexos, del segundo al quinto año de una escuela estatal en el interior de Sergipe, con edades comprendidas entre 9 y 14 años, participaron en el estudio. Los niños se dividieron en dos grupos, GI (estudiantes que repiten) y GII (estudiantes sin repetición en la transcripción de la escuela). Los estudiantes fueron elegidos al azar de la disponibilidad ofrecida por los maestros de la institución, luego la evaluación fue realizada por el CONFAS, en un momento predeterminado por el director de la escuela, en un momento para evitar dañar las actividades escolares. Resultados: Se observó que los estudiantes de GI presentaron peor desempeño en la prueba CONFAS que los estudiantes de GII, ya que la prueba estadística T de Student encontró una diferencia significativa de 0.00429 en las respuestas presentadas. Conclusión: El estudio presenta datos significativos en la comparación de estudiantes repetitivos y no repetitivos con respecto a la conciencia fonológica y la hipótesis de la escritura, lo que hace más relevantes los estudios que pueden actuar en la evaluación y la intervención temprana en casos de dificultades académicas para reducir la ocurrencia. de fracaso escolar. |
Palabras clave : | Fonoaudiologia Leitura (Ensino fundamental) Escrita Consciência fonológica Desempenho escolar Phonological awareness School performance Speech therapy Conciencia fonológica Rendimiento escolar Terapia del habla |
Idioma : | por |
Institución: | UFS |
Departamento: | DFOL - Departamento de Fonoaudiologia – Lagarto - Presencial |
Citación : | LISBOA, Brenda Elen Nunes; JESUS, Ronyere Tavares de. Análise da consciência fonológica e hipótese de escrita de discentes do ensino fundamental na rede estadual de ensino. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2019. |
URI : | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15202 |
Aparece en las colecciones: | Fonoaudiologia |
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