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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Anna Gabriella e a autoetnografia: narrativas sobre a influência de Harry Potter e o movimento feminista no processo de construção identitária
Autor(es): Almeida, Anna Gabriella Cavalcante Mamede de
Data do documento: 2-Fev-2021
Orientador: Souza, Marlene de Almeida Augusto de
Resumo: Observar minha construção de significados perante padrões que regulam o comportamento de mulheres despertou o interesse para esta pesquisa. Para isso, três itens da lista “Aprenda 10 dicas para conquistar um homem” foram selecionados para me aprofundar no tema. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi a autoetnografia (ONO, 2017) (ADAM; JONES; ELLIS, 2015), e objetivou propor uma reflexividade (ADAM; JONES; ELLIS, 2015) sobre como minha construção identitária influencia os três itens selecionados. Por buscar a aproximação entre pesquisadores, experiências culturais e leitores, a autoetnografia permite compartilhar narrativas pessoais para compreender como minhas relações sociais conduziram minha construção identitária. Assim, foram escolhidas duas perspectivas que foram importantes para minha identidade: a saga Harry Potter e o movimento feminista. Ao observar o papel de ambas as percepções na minha formação identitária, foi possível compreender de que forma as produções de significado sobre os três itens da lista “Aprenda 10 dicas para conquistar um homem” são construídas por mim. Para observar o papel de Harry Potter na minha construção identitária, questões como a maneira que a experiência do leitor é capaz de desenvolver imaginação cívica (JENKINS, LAZARO, SHRESTHOVA, 2020) a partir do consumo de mídias da cultura pop foram abordadas. Além disso, considerar a minha construção identitária feminista a partir dos movimentos desenvolvidos por mulheres no Brasil (TELLES, 1993) (PINTO, 2003) permitiu compreender que a busca por desestabilizar padrões comportamentais para mulheres surgiu porque os três itens da lista despertam emoções em mim. As reflexões finais demonstram que, apesar de tentar racionalizar os sentimentos despertados pelos três itens da lista selecionada, a questão emocional é muito latente perante situações de injustiça social.
Abstract: The interest for this research emerged because of the process about meaning making regarding standard practices that regulate women’s performance. To produce such a discussion three items from the list “Aprenda 10 dicas para conquistar um homem” were selected. The methodology used for this research was autoethnography (ONO, 2017) (ADAM; JONES; ELLIS, 2015) and consisted of proposing a reflexivity (ADAM; JONES; ELLIS, 2015) about how my identity construction influences my apprehension about the three selected items. An autoethnographic research intends to connect researchers with cultural experiences and readers. This way, in this investigation I share my personal experiences to understand how my identity was developed. So, my relationship with the Harry Potter saga and feminist movement were the two perspectives chosen to understand their influence in my identity construction. By observing these two contexts it was possible to comprehend how I produce meaning about the three selected items from the list “Aprenda 10 dicas para conquistar um homem”. Concepts about how readers are capable of developing civic imagination (JENKINS, LAZARO, SHRESTHOVA, 2020) by consuming pop culture products helped to understand my relationship with the Harry Potter saga. Then, it was necessary to consider my feminist identity using the ideas of the feminist movements organized in Brazil (TELLES, 1993) (PINTO, 2003). Those ideals allowed me to comprehend that my discomfort when reading the three selected items arose because they made me feel emotions. The final reflections point that, even though I try to rationalize my feelings, my emotions are manifested in social injustice situations.
Palavras-chave: Autoetnografia
Identidade
Harry Potter
Feminismo
Autoethnography
Identity
Feminism
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Citação: ALMEIDA, Anna Gabriella Cavalcante Mamede de. Anna Gabriella e a autoetnografia: narrativas sobre a influência de Harry Potter e o movimento feminista no processo de construção identitária. 2021. 99 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15221
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