Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15640
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | A importância da educação financeira como componente do currículo escolar : um estudo com alunos em Nossa Senhora do Socorro/SE |
Autor(es): | Tavares, Beatriz Silva |
Data do documento: | 22-Dez-2021 |
Orientador: | Duarte, Rodrigo Garcia |
Resumo: | O tema educação financeira vem recebendo cada vez mais importância e ganhando espaço entre diversas discussões econômicas e sociais, sendo imprescindível a necessidade dessa abordagem para o desenvolvimento do país e dos seus habitantes. A educação financeira oferece conhecimentos e informações sobre comportamentos básicos relacionados ao melhor uso de recursos que contribuem para uma vida financeira saudável e equilibrada. Diante do exposto, o objetivo proposto neste trabalho analisar o conhecimento e a importância da Educação Financeira na opinião dos estudantes de Nossa Senhora do Socorro, em Sergipe. Para tal, exploram-se relações da presença ou ausência de hábitos e conhecimentos financeiros em relação a existência de programas educativos. Utilizando método misto, fundamenta-se em pesquisas bibliográficas e documentais, por meio da coleta de dados em livros, artigos científicos, pesquisas, relatórios, e instituições financeiras oficiais. Os itens de análise relacionados ao estudo foram o conhecimento e as competências básicas em finanças, a percepção de endividamento e inadimplência, e o uso de educação financeira nas escolas. Para coleta de dados foi aplicado questionário direcionado a estudantes do Ensino Médio que revelou o interesse discente no tema, mas associado ao baixo conhecimento e a falta de iniciativas uniformes e duradouras no ambiente escolar. Em adicional identificou-se maior interesse na disseminação da informação para o ambiente familiar, onde efetivamente costuma ocorrer o problema financeiro. |
Abstract: | The theme of financial education has been gaining increasing importance and gaining space among several social and advantages, the need for this approach being essential for the development of the country and its inhabitants. Financial education provides knowledge and information about basic behavior related to the best use of resources that contribute to a healthy and balanced financial life. Given the above, the objective of this work proposed is to study the analysis of knowledge and the importance of Financial Education in the opinion of students from Nossa Senhora do Socorro, in Sergipe. To this end, the relationship between the presence or absence of habits and financial knowledge in relation to the existence of educational programs is explored. Using a mixed method, it is based on bibliographic and documentary research, through data collection in books, scientific articles, surveys, reports, and official financial institutions. The analysis items related to the study were knowledge and basic skills in finance, perception of indebtedness and default, and the use of financial education in schools. For data collection, it was requested directed to high school students who revealed the student interest in the subject, but associated with low knowledge and lack of uniform and lasting initiatives in the school environment. In addition, greater interest in disseminating information to the family environment was identified, where the financial problem usually occurs. |
Palavras-chave: | Administração Ensino de administração Educação financeira Educação financeira nas escolas Currículo escolar Endividamento Inadimplência Financial education Financial education in schools Scholastic curriculum Indebtedness Default |
área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Tavares, Beatriz Silva. A importância da educação financeira como componente do currículo escolar : um estudo com alunos em Nossa Senhora do Socorro/SE. São Cristóvão, 2021. Monografia (graduação em Administração) - Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2021 |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15640 |
Aparece nas coleções: | Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Beatriz_Silva_Tavares.pdf | 803,4 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.