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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Administração pública e diretrizes curriculares da educação ambiental: processos de ambientalização na Universidade Federal de Sergipe
Autor(es): Oliveira, Susana Maria Andrade
Data do documento: 24-Fev-2022
Orientador: Rodrigues, Cae
Resumo: A pesquisa teve como objetivo fazer um levantamento das práticas da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no sentido da promoção do desenvolvimento sustentável e da inserção das questões ambientais no âmbito curricular. Os objetos de estudo são a administração e a área acadêmica, envolvendo ensino, pesquisa e extensão. Para a identificação das ações administrativas e educativas desenvolvidas pela UFS no sentido das questões ambientais e os impactos promovidos por essas ações na comunidade acadêmica, buscamos: (a) avaliar o processo de incorporação dos conceitos e das orientações da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) na gestão administrativa da UFS; (b) identificar como as questões ambientais estão sendo inseridas nos currículos dos cursos de graduação; (c) Identificar quais ações de pesquisa e extensão abordaram a questão ambiental; (d) avaliar as lacunas no processo de ambientalização da UFS, suas causas e consequências. Para a pesquisa foi utilizado o Método Estruturalista, sendo desenvolvido, fundamentalmente, de forma exploratória e explicativa a partir de uma abordagem quanti-qualitativa utilizando como técnicas a pesquisa bibliográfica e documental. Na pesquisa bibliográfica foram consultados livros, publicações científicas, periódicos e artigos que permitiram uma melhor definição conceitual do objeto de estudo. Com relação à pesquisa documental foram examinados documentos oficiais da UFS que sustentaram uma análise sobre a cronologia e os métodos utilizados nos processos de ambientalização na Instituição, no período de 2010 a 2020. A pesquisa identificou ações administrativas e educativas desenvolvidas pela UFS no sentido da ambientalização analisando os impactos promovidos por essas ações na comunidade acadêmica e possibilitando possíveis comparações e transferências (não generalizações) para outros contextos.
Abstract: The research aimed to survey the practices of the Federal University of Sergipe (UFS) in the sense of promoting sustainable development and the inclusion of environmental issues in the curriculum. The objects of study are the administration and the academic areas, involving teaching, research, and extension. To identify the administrative and educational actions developed by UFS towards environmental issues and the impacts promoted by these actions in the academic community, we seeked to: (a) evaluate the process of incorporating the A3P (Environmental Agenda in Public Administration) concepts and guidelines in the administrative management of UFS; (b) identify how environmental issues are being inserted in the curricula of undergraduate courses; (c) Identify which research and extension actions addressed environmental issues; (d) evaluate the gaps in the environmentalization processes at UFS, its causes and consequences. For the research, the Structuralist Method was used, being developed, fundamentally, as an exploratory and explanatory research following a quantiqualitative approach, using bibliographic and documentary research as techniques. The bibliographic research was don ethrough the analysis of books, scientific publications, and journal articles that allowed a better conceptual definition of the object of study. Regarding the documentary research, official documents from UFS were examinedthat supported an analysis of the chronology and methods used in the institution's environmentalization processes, in the period from 2010 to 2020. The research identifiedadministrative and educational actions developed by UFS in the sense of environmentalization processes,analyzing the impacts promoted by these actions in the academic community, enabling possible comparisons and transfers (not generalizations) to other contexts.
Palavras-chave: Meio ambiente
Administração pública
Gestão ambiental
Currículos
Avaliação de currículos
Ensino superior
Formação profissional
Políticas públicas
Curriculum
Higher education
Professional qualification
Environmental management
Public policy
área CNPQ: OUTROS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Citação: OLIVEIRA, Susana Maria Andrade. Administração pública e diretrizes curriculares da educação ambiental: processos de ambientalização na Universidade Federal de Sergipe. 2022. 208 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15753
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

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