Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15791
Tipo de Documento: Dissertação
Título : As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) como mobilizadora de práticas ativas : um estudo no ensino remoto em uma disciplina de cálculo I
Autor : Menezes, Daniele Costa Fonseca
Fecha de publicación : 22-feb-2022
Director(a): Charlot, Veleida Anahí Capua da Silva
Co-Director(a): Araujo, Enio Gomes
Resumen: A presente pesquisa tem como objetivo analisar os sentidos e significados que professores e alunos estabelecem com o saber Cálculo I, por meio de intervenções com práticas ativas, inspiradas no modelo do ensino híbrido rotação por estações, aliadas às TDIC. Nesse sentido, se questionou: Que sentido e significado são atribuídos pelos professores e alunos ao utilizarem Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na disciplina de Cálculo I, no IFS- Campus Aracaju? Essa questão de pesquisa ainda suscitou em outro ponto a se considerar: Qual é a relação com o saber dos participantes da pesquisa professores e alunos e a disciplina de Cálculo I, por meio de intervenções realizadas no contexto do Ensino Remoto, no IFS- Campus Aracaju? O presente estudo foi construído com a participação de professores e discentes matriculados em uma disciplina de Cálculo I, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) - Campus Aracaju. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória que utilizou para constituição dos dados duas fases: Intervenções na disciplina e a aplicação de um questionário com questões abertas e um Balanço do Saber. O aporte teórico para a análise dos dados foram os estudos da Relação com o Saber de Bernard Charlot (2020, 2000, 2005, 2006, 2012, 2013), Silva (2009), por meio de categorizações temáticas como forma de constelações que deram representatividade aos sentidos e significados atribuídos pelos participantes da pesquisa através de suas narrativas. De modo geral, percebeu-se que, na apresentação das aprendizagens evocadas pelos participantes, há uma preponderância das aprendizagens ligadas às questões de cunho familiar e afetivas de seus professores e amigos, e como essas relações influenciam na aprendizagem e no sentido que atribuem ao Cálculo I. Por fim, em relação ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação nas práticas ativas, os alunos evidenciaram que no decorrer de suas trajetórias já vivenciaram alguma situação de fracasso escolar, ou tiveram uma aprendizagem com “lacunas” e que os recursos tecnológicos possibilitaram o preenchimento delas, em especial a plataforma Khan Academy.
Resumen : The present research aims to analyze the senses and meanings that teachers and students establish with the knowledge of Calculus I, through interventions with active practices, inspired by the hybrid teaching model rotation by stations, allied to TDIC. In this sense, the question was: What meaning and meaning are attributed by teachers and students when using Digital Information and Communication Technologies in the subject of Calculus I, at IFS- Campus Aracaju? This research question also raised another point to consider: What is the relationship with the knowledge of the research participants teachers and students and the discipline of Calculus I, through interventions carried out in the context of Remote Teaching, at IFS- Campus Aracaju ? The present study was built with the participation of teachers and students enrolled in a Calculus I course at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sergipe (IFS) - Campus Aracaju. This is a qualitative and exploratory research that used two phases to constitute the data: Interventions in the discipline and the application of a questionnaire with open questions and a Balance of Knowledge. The theoretical support for data analysis was the studies of the Relationship with Knowledge by Bernard Charlot (2020, 2000, 2005, 2006, 2012, 2013), Silva (2009), through thematic categorizations as a form of constellations that gave representation to the senses and meanings attributed by the research participants through their narratives. In general, it was noticed that, in the presentation of the learning evoked by the participants, there is a preponderance of learning linked to family and affective issues of their teachers and friends, and how these relationships influence learning and the meaning they attribute to Calculus I. Finally, in relation to the use of Digital Information and Communication Technologies in active practices, the students showed that in the course of their trajectories they have already experienced some situation of school failure, or had a learning with "gaps" and that the technological resources made it possible to fill them in, especially the Khan Academy platform.
Palabras clave : Educação
Ensino superior
Inovações tecnológicas
Tecnologia educacional
Cálculo
Mathematics education
Technology
Calculation
Action research
Área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma : por
Institución: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Posgrado: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citación : MENEZES, Daniele Costa Fonseca. As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) como mobilizadora de práticas ativas : um estudo no ensino remoto em uma disciplina de cálculo I. 2022. 171 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2022.
URI : http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15791
Aparece en las colecciones: Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DANIELE_COSTA_FONSECA_MENEZES.pdf3,69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.