Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15991
Tipo de Documento: Monografia
Título: Gestão de marketing e da inovação no contexto da farmácia magistral : um estudo de caso na cidade de Aracaju-SE
Autor(es): Santos, Bruno Lucena dos
Data do documento: 24-Ago-2020
Orientador: Di Pietro, Giuliano
Resumo: A farmácia magistral (FM) é o estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, realizando operações e procedimentos em condições de qualidade e rastreabilidade de todo o processo, compreendendo também a atividade de dispensação. Atualmente são escassos os relatos na literatura sobre a atuação do farmacêutico gestor na FM, assim como o seu papel na gestão de marketing e inovação desta e as tendências do mercado, tais como a telefarmácia e a necessidade do farmacêutico tornar-se um “profissional-maker”. Desta forma, a presente monografia apresenta uma revisão da literatura sobre a gestão de marketing e a gestão da inovação, buscando enfatizar seu conteúdo para uma aplicação no cenário da FM e aborda um estudo de caso a partir dos resultados das ferramentas análise SWOT, brainstorming e mapa de empatia, discutindo-os e lançando uma perspectiva para o setor na cidade de Aracaju/SE.
Abstract: The compounding pharmacy (CP) is the establishment of manipulation of magistral and oficinal formulas, of trade in drugs, medicines, pharmaceutical inputs and related items, carrying out operations and procedures in conditions of quality and traceability of the entire process, also comprising the activity of dispensation. Currently, there are few reports in the literature about the role of the managing pharmacist in CP, as well as his role in marketing and innovation management in this and the market trends, such as telemarketing and the need for the pharmacist to become a “professional- maker ”. Thus, this monograph presents a review of the literature on marketing management and innovation management, seeking to emphasize its content for an application in the CP scenario and addresses a case study from the results of the SWOT analysis tools, brainstorming and empathy map, discussing them and launching a perspective for the sector in the city of Aracaju, Sergipe state.
Palavras-chave: Farmácia
Ensino de farmácia
Farmácia magistral
Gestão farmacêutica
Compounding pharmacy
Pharmaceutical management
Aracaju, SE
Farmacologia
Análise SWOT
Marketing
área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DFA - Departamento de Farmácia – São Cristóvão - Presencial
Citação: Santos, Bruno Lucena dos. Gestão de marketing e da inovação no contexto da farmácia magistral : um estudo de caso na cidade de Aracaju-SE. São Cristóvão, 2020. Monografia (Graduação em Farmácia) – Departamento de Farmácia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/15991
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bruno_Lucena_Santos.pdf592,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.