Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16403
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A atuação do neuropsicopedagogo na aquisição da consciência fonológica: um estudo de caso com o Teste Idea (2020)
Título(s) alternativo(s): The neuropsychopedagogue in the acquisition of phonological awareness: a case study with the "Test Idea" (2020)
Autor(es): Santos, Analice Alves Marinho
Data do documento: Set-2021
Resumo: O presente trabalho consiste em um relato de experiência que possui como objetivo geral descrever a realização da aplicação do teste IDEA. Os objetivos específicos são: averiguar o desenvolvimento do processo de alfabetização do aluno; explicar a importância dos testes IDEA para averiguarmos o desenvolvimento da consciência fonológica; discutir a importância da intervenção do neuropsicopedagogo para a aquisição da consciência foológica. A intervenção do Protocolo IDEA (2020) consistiu na intervenção do instrumento em um sujeito de sete anos, com o objetivo avaliar o desenvolvimento da consciência fonológica do testando. Foram realizados quatro testes do referido exame, com resultados apresentados ao longo deste escrito e, com os resultados, destacamos a solidificação do processo de alfabetização do indivíduo, observando adequação de aprendizagem de acordo com a sua faixa etária. Neste artigo também apresentamos discussões acerca da neuropsicopedagogia enquanto um campo de estudos e da importância da intervenção do neuropsicopedagogo em espaços institucionais, de forma a auxiliar alunos e professores no processo de aprendizagem.
Abstract: The present work consists of an experience report whose general objective is to describe the implementation of the IDEA test. The specific objectives are: to investigate the development of the student's literacy process; explain the importance of IDEA tests to verify the development of phonological awareness; discuss the importance of the intervention of the neuropsychopedagogist for the acquisition of phoological awareness. The intervention of the IDEA Protocol (2020) consisted of the intervention of the instrument in a seven-year-old subject, with the objective of evaluating the development of the phonological awareness of the test subject. Four tests of the referred exam were performed, with results presented throughout this writing and, with the results, we highlight the solidification of the individual's literacy process, observing the adequacy of learning according to their age group. In this article we also present discussions about neuropsychopedagogy as a field of studies and the importance of the intervention of the neuropsychopedagogist in institutional spaces, in order to help students and teachers in the learning process.
Palavras-chave: Aprendizagem
Consciência fonológica
Neuropsicope
Learning
Phonological awareness
Neuropsychopedag
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.06.31
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16403
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtuacaoNeuropsicopedagogoConscienciaFonologica.pdf187,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.