Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16404
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Cibercultura e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação: o atual status da aprendizagem no contexto pandêmico da COVID-19 |
Título(s) alternativo(s): | Cyberculture and Digital Technologies of Information and Communication: the current status of learning in the COVID-19 pandemic context |
Autor(es): | Sá, Genivaldo Ferreira |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | O presente artigo reflete as potencialidades da cibercultura e das TDICs - tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto do ensino-aprendizagem e conclui que estamos diante de um novo status da aprendizagem impulsionado, de modo especial, pelos desafios trazidos pela pandemia da Covid-19. Objetivamos aqui, versar a relevância e os desafios das tecnologias digitais para o trabalho docente e a aprendizagem dos estudantes que participam de aulas remotas no período do isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19. Assim, nos apoderamos das contribuições da pesquisa bibliográfica e dos valiosos argumentos de autores como Nóvoa (1995), Kenski (2007), Lemos (2002), Lévy (2011), Moran (2015), Henrique (2020), entre outros. Ao considerar o contexto pandêmico percebemos que as tecnologias digitais estão cada vez mais presentes no cotidiano dos professores e dos alunos. Consoante essa realidade, como a cibercultura e as tecnologias digitais têm contribuído para a aprendizagem escolar no período do isolamento social? A cibercultura é um fenômeno sociocultural que surge a partir da utilização em massa de uma rede de computadores e de outros recursos tecnológicos através da comunicação virtual. |
Abstract: | This article reflects the potential of cyberculture and TDICs - digital information and communication technologies in the context of teaching-learning and concludes that we are facing a new status of learning driven, in particular, by the challenges brought by the Covid-19 pandemic . We aim here to address the relevance and challenges of digital technologies for the teaching work and learning of students who participate in remote classes in the period of social isolation due to the Covid-19 pandemic. Thus, we consider the contributions of bibliographic research and the valuable arguments of authors such as Nóvoa (1995), Kenski (2007), Lemos (2002), Lévy (2011), Moran (2015), Henrique (2020), among others. When considering the pandemic context, we realize that digital technologies are increasingly present in the daily lives of teachers and students. Depending on this reality, how have cyberculture and digital technologies contributed to school learning in the period of social isolation? Cyberculture is a sociocultural phenomenon that arises from the massive use of a computer network and other technological resources through virtual communication. |
Palavras-chave: | Cibercultura Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) Aprendizagem COVID-19 Pandemia Cyberculture Digital information and communication technologies Learning |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.08.32 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16404 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CiberculturaTDICsCOVID19.pdf | 169,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.