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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16434
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | “Sexualidades em jogo”: um recurso didático para o ensino de gênero e diversidade |
Título(s) alternativo(s): | "Sexualities at play": a didactic resource for teaching gender and diversity |
Autor(es): | Mota Júnior, Narla Carmo, Ricardo Santos do |
Data do documento: | Set-2021 |
Resumo: | No Brasil, o tema da educação sexual assume posição mais central na sociedade entre as décadas de 1920 e 1930, tendo como foco a saúde das mulheres. A principal motivação era garantir a reprodução saudável e reprimir atitudes femininas vistas como imorais na época. Uma das razões mais fortes para isso é que, por muito tempo, em nossa sociedade judaico-cristã, a sexualidade esteve associada à reprodução no caso da mulher e ao prazer no caso dos homens. Nas décadas de 1960 e 1970, houve resistência à educação sexual nas escolas brasileiras, período marcado por atos políticos de perseguição aos professores sobre os conteúdos e as abordagens de ensino. Concepções equivocadas, repletas de mitos e estereótipos, formam uma base frágil dos discursos de perseguição e continuam a produzir barreiras ao trabalho docente e ao exercício pleno da cidadania dos educandos. Neste trabalho, usando as lentes dos Estudos Culturais na sua vertente pós-estruturalista, discutimos os conceitos de família, questões de gênero, relações de poder, identidades sexuais e corpos. Para a abordagem das sexualidades nas escolas e no ambiente familiar, elaboramos recurso didático em que a seleção de conteúdos, a linguagem e as regras dão ao jogo potencial de jogabilidade para produzir aprendizagem. |
Abstract: | In Brazil, the theme of sexual education assumes the most central position in society between the 1920s and 1930s, focusing on women's health. The main motivation was to ensure healthy reproduction and repress female attitudes seen as immoral at the time. One of the strongest reasons for this is that, for a long time, in our Judeo-Christian society, sexuality was associated with reproduction in the case of women and pleasure in the case of men. In the 1960s and 1970s, there was resistance to sex education in Brazilian schools, a period marked by political acts of persecution of teachers regarding the content and approaches of teaching. Misconceptions, full of myths and stereotypes, form a fragile basis for discourses of persecution and continue to produce barriers to teaching work and to the full exercise of citizenship by students. In this work, using Cultural Studies as a lens in its post-structuralist strand, we discuss the concepts of family, gender issues, power relations, sexual identities and bodies. For the approach of sexualities in schools and in the family environment, we developed a didactic resource in which the selection of content, language and rules give the game playability potential to produce learning. |
Palavras-chave: | Currículo escolar Recurso didático Sexualidades School curriculum Teaching resource Sexualities |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
Identificador: | http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.07.14 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16434 |
Aparece nas coleções: | Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
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