Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16453
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Práticas pedagógicas inovadoras no ensino superior: potencialidades da Plataforma Brightspace para o trabalho docente
Título(s) alternativo(s): Innovative pedagogical practices in higher education: potentialities of the Brightspace Platform for teaching work
Autor(es): Souza, José Batista de
Carvalho, Jailda Evangelista do Nascimento
Carvalho, Tainah dos Santos
Data do documento: Set-2021
Resumo: No cenário atual, no qual a educação tem dependido das tecnologias digitais para acontecer de forma satisfatória, a necessidade de inovação das práticas pedagógicas por parte dos professores se faz urgente, tendo em vista que, devido às exigências de uma sociedade marcada pela comunicação em rede, a educação precisa acompanhar essas mudanças e, os professores, através dos aparatos tecnológicos, empreender esforços para inovar suas práticas pedagógicas, incorporando as tecnologias digitais disponíveis às suas práticas, de modo a torná-las mais dinâmicas e atrativas para os alunos. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo, discutir acerca da inovação das práticas pedagógicas e do papel das tecnologias digitais neste processo, a partir da descrição e análise da plataforma Brightspace, utilizada atualmente pela Faculdade do Nordeste da Bahia. Para tal, adotamos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa online, por meio da qual descrevemos as potencialidades da referida plataforma a partir da análise de alguns prints da disciplina Pesquisa e Prática de Ensino I, do curso de Pedagogia. As análises desses prints será feita a partir de alguns autores que fundamental o trabalho.
Abstract: In the current scenario, in which education has depended on digital technologies to happen satisfactorily, the need for innovation in pedagogical practices by teachers is urgent, given that, due to the demands of a society marked by network communication , education needs to keep up with these changes, and teachers, through technological devices, make efforts to innovate their pedagogical practices, incorporating available digital technologies into their practices, in order to make them more dynamic and attractive to students. In this context, this work aims to discuss the innovation of pedagogical practices and the role of digital technologies in this process, from the description and analysis of the Brightspace platform, currently used by Faculdade do Nordeste da Bahia. To this end, we adopted bibliographical research and online research, through which we describe the potential of this platform based on the analysis of some prints from the discipline Research and Teaching Practice I, from the Pedagogy course. The analysis of these prints will be made from some authors who are fundamental to the work.
Palavras-chave: Inovação
Práticas pedagógicas
Tecnologias digitais
Innovation
Pedagogical practices
Digital technologies
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16453
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PraticasPedagogicasInovadorasEnsinoSuperior.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.