Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16476
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Educação das mulheres através das lentes de Comenius, Condorcet e Rousseau
Título(s) alternativo(s): Education of women through the lenses of Comenius, Condorcet and Rousseau
Autor(es): Dantas, Adenilde de Souza
Cruz, Maria Helena S.
Data do documento: Set-2021
Resumo: O presente artigo pretende identificar e refletir como a educação feminina foi proposta a partir dos discursos produzidos por Comenius (A Didática Magna), pelo Marquês de Condorcet ( Cinco memórias sobre instrução pública) e por Rousseau (Emílio, ou Da Educação). O texto em tela é fruto de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. A metodologia partiu da leitura dos textos desses autores, com o intuito de levantar suas principais concepções e propostas acerca da educação feminina. Os resultados da pesquisa apontaram que os três autores têm como ponto em comum, a compreensão de que a missão da mulher é a maternidade, o cuidado da família e a educação dos filhos. A pesquisa evidenciou que, dos três autores, Condorcet é o mais progressista quanto à educação feminina, e que, apesar de reproduzir ideias essencialistas, contribuiu para a emancipação da mulher na sociedade.
Abstract: This article aims to identify and reflect how female education was proposed from the speeches produced by Comenius (Didactica Magna), by the Marquis de Condorcet (Five Memories on Public Education) and by Rousseau (Emile, or On Education). The text on screen is the result of qualitative research of the exploratory type. The methodology started from reading the texts of these authors in order to raise their main conceptions and proposals about female education. The results of the research showed that, the three authors have in common the understanding that woman’s mission is motherhood, family care and the education of children. The research showed that. from the three authors, Condorcet is the most progressive in terms of female education, and despite reproducing essentialist ideas, he contributed to the emancipation of women in society.
Palavras-chave: Educação das mulheres
Poder
Relações de gênero
Education of women
Gender relations
Power
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.07.09
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16476
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoMulheresComeniusCondorcetRousseau.pdf170,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.