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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Diversidade étnico-racial e a lei 10.639/2003: reflexões e práticas na educação básica
Título(s) alternativo(s): Diversidad étnico-racial e la ley 10.639 / 2003: reflexiones y prácticas en la educación básica
Autor(es): Santana, Analia
Data do documento: Set-2021
Resumo: O artigo tece reflexões entrelaçadas pela cosmovisão africano-brasileira e a diversidade étnico-racial, embasadas legalmente pela Lei nº 10.639/2003, legislação que é fruto de anos de luta, ação política, social, políticas afirmativas e ações estratégicas dos Movimento Negro Brasileiro, para a inclusão nos currículos, ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nos estabelecimentos públicos e particulares do país. Nessa perspectiva, almeja-se discutir a relevância da diversidade étnico-raciais, dialogando com práticas pedagógicas realizadas na Educação Básica para ampliar as discussões e análise nesse segmento educacional. A luta dos educadores e a mobilização dos movimentos sociais, mostram que é imprescindível o trabalho com a diversidade ética para minimizar o racismo e a discriminação racial presentes na escola. A educação pautada nos valores das epistemologias afrobrasileiras e indígenas, é uma alternativa para os processos educativos contemporâneos que queiram reverberar a educação antirracista. Portanto, buscamos afirmar as heranças culturais indígenas e africanas, com práticas pedagógicas engajadas na diversidade, visando minimizar racismos, estereótipos e exclusões para a reconstrução de uma sociedade mais diversa e pluriétnica.
Abstract: El artículo teje reflexiones entrelazadas por la cosmovisión afrobrasileña y la diversidad étnico-racial, fundamentada legalmente en la Ley 10.639 / 2003, legislación que es el resultado de años de lucha, acción política y social, políticas afirmativas y acciones estratégicas del Movimiento Negro Brasileño, para la inclusión en los planes de estudio, la enseñanza de la Historia y Cultura Africana y Afrobrasileña en instituciones públicas y privadas del país. Desde esta perspectiva, se busca discutir la relevancia de la diversidad étnico-racial, dialogando con las prácticas pedagógicas realizadas en Educación Básica para ampliar las discusiones y análisis en este segmento educativo. La lucha de los educadores y la movilización de los movimientos sociales muestran que es fundamental trabajar con la diversidad ética para minimizar el racismo y la discriminación racial presentes en la Escuela. La educación basada en los valores de las epistemologías afrobrasileñas e indígenas es una alternativa para los procesos educativos contemporáneos que quieren repercutir en la educación antirracista. Por lo tanto, buscamos afirmar los patrimonios culturales indígenas y africanos, con prácticas pedagógicas comprometidas con la diversidad, con el objetivo de minimizar el racismo, los estereotipos y las exclusiones para la reconstrucción de una sociedad más diversa y multiétnica.
Palavras-chave: Diversidade
Relações étnico-raciais
Lei 10.639/2003
Diversidad
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16496
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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