Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16529
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: O Neuropsicopedagogo e o desenvolvimento da consciência fonológica: aplicação do Teste Idea (2021)
Título(s) alternativo(s): The Neuropsychopedagogue and the development of phonological awareness: application of the Idea Test (2021)
Autor(es): Sousa Junior, Paulo de Tarso Xavier
Santos, Analice Alves Marinho
Data do documento: Set-2021
Resumo: O presente trabalho consiste em um relato de experiência que possui como objetivo geral descrever a realização da aplicação do teste IDEIA. Os objetivos específicos são: averiguar o desenvolvimento do processo de alfabetização do aluno; explicar a importância dos testes IDEIA para averiguarmos o desenvolvimento da consciência fonológica; discutir a importância da intervenção pedagógica frente a aprendizagem. A intervenção do Protocolo IDEIA (2020) consistiu na intervenção do instrumento em um sujeito de cinco anos, com o objetivo avaliar o desenvolvimento da consciência fonológica do testando. Foram realizados quatro testes do referido exame, com resultados apresentados ao longo deste escrito e, com os resultados, destacamos a solidificação do processo de alfabetização do indivíduo, observando adequação de aprendizagem de acordo com a sua faixa etária. Neste artigo também apresentamos discussões acerca da neuropsicopedagogia enquanto um campo de estudos e da importância da intervenção do neuropsicopedagogo em espaços institucionais, de forma a auxiliar alunos e professores no processo de aprendizagem.
Abstract: This paper consists of an experience report with the general objective of describing the application of the IDEIA test. The specific objectives are to investigate the development of the student's literacy process, explain the importance of the IDEIA test to investigate the development of phonological awareness, and discuss the importance of pedagogical intervention for learning. The IDEIA Protocol (2020) intervention consisted of administering the instrument to a five-year-old subject in order to evaluate the development of the test taker's phonological awareness. Four tests of the aforementioned exam were carried out, with results presented throughout this writing and, with the results, we highlight the solidification of the individual's literacy process, observing learning adequacy according to his age group. In this article we also present discussions about neuropsychopedagogy as a field of study and the importance of the neuropsychopedagogical intervention in institutional spaces, in order to help students and teachers in the learning process.
Palavras-chave: Aprendizagem
Consciência fonológica
Neuropsicopedagogia
Protocolo IDEIA
Learning
Phonological awareness
Neuropsychopedagogy
IDEA protocol
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16529
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NeuropsicopedagogoDesenvolvimentoConscienciaFonologica.pdf132,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.