Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16544
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Etnografando ruralidades: Estado da Arte sobre ruralidades contemporâneas
Título(s) alternativo(s): Etnografiando las ruralidades: estado del arte sobre las ruralidades contemporáneas
Autor(es): Mota, Charles
Data do documento: Set-2021
Resumo: O presente artigo busca mapear pesquisas que versam sobre ruralidades na área da educação entre o período de 2007 a 2017. Trata-se de um estudo realizado no banco de dados disponibilizado pela Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD desenvolvida e coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Assim, o trabalho analisou a categoria ruralidades contemporâneas e suas relações com a Educação Básica desenvolvida em contextos rurais, adotando como princípios as bases sociológicas, históricas e geográficas que dão visibilidade aos diversos e diferentes modos de vida desenvolvidos em localidades rurais. O estudo baseia-se na abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e descritivo fundamentada na proposta de inventariar pesquisas já realizadas sobre o tema. Este trabalho nos proporcionou uma maior compreensão sobre o campo de produção acadêmica e científica nos possibilitando conhecer como cada uma das produções constrói seu percurso metodológico e quais vertentes teóricas se inscrevem nestes estudos.
Abstract: El presente artículo busca mapear investigaciones que versan sobre ruralidades en el área de la educación entre el período de 2007 a 2017. Se trata de un estudio realizado en el banco de datos disponibilizado por la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones - BDTD desarrollada y coordinada por el estudio Instituto Brasileño de Información en Ciencia y Tecnología - IBICT. Así, el trabajo analizó la categoría ruralidades contemporáneas y sus relaciones con los espacios escolares situados en contextos rurales, adoptando como principios las bases sociológicas, históricas y geográficas que dan visibilidad a los diversos y diferentes modos de vida de personas que viven y conviven en localidades rurales. El estudio se sitúa en el abordaje cualitativo de cuño bibliográfico y descriptivo fundamentado en la propuesta de inventariar investigaciones ya realizadas. Este trabajo nos proporcionó una mayor comprensión sobre el campo de producción académica y científica, nos posibilitando conocer cómo cada una de las producciones construyen su recorrido metodológico y a las cuales vertientes teóricas se inscriben.
Palavras-chave: Estado da Arte
Ruralidades contemporâneas
Educação básica
Estado del Arte
Ruralidades contemporáneas
Educación básica
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
Identificador: http://dx.doi.org/10.29380/2021.15.03.05
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/16544
Aparece nas coleções:Anais 2021 - XV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EtnografandoRuralidadesEstadoArte.pdf142,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.