Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17222
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Apropriação das ideias de Donald Schön e Marcelo García nas pesquisas sobre formação docente
Autor(es): Souza, Viviane Novaes de
Data do documento: 29-Ago-2022
Orientador: Santos, Luiz Anselmo Menezes
Resumo: Está dissertação tem por objetivo geral evidenciar o modo como são apropriadas as ideias de Donald Schon (2000) e Marcelo Garcia (1999) nas teses e dissertações defendidas entre 2012 e 2022 que pesquisam a formação docente nos programas de pós-graduação credenciados pela CAPES. Este texto trata-se de uma pesquisa Bibliográfica de natureza qualitativa que traz resultados a partir da perspectiva de Estudos de Revisão. Para análise dos dados extraídos dos trabalhos foi utilizado a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). O resultado da pesquisa evidenciou que os autores Schon e Garcia são apropriados como fundamentação teóricas em várias teses, dissertações na área de Formação Docente. As contribuições deste estudo incluem recomendações metodológicas baseadas em uma cuidadosa revisão de referências, fornecendo perspectivas sólidas para a pesquisa em formação docente. Com esse estudo foi possivel deduzir dois pontos que são fundamentais para a formação docente, ou seja, o compartilhamento de conhecimento e o aperfeiçoamento continuo. Reconhece-se que o planejamento institucional e as inovações metodológicas são necessárias para alcançar o desenvolvimento profissional. Ressalta-se que a formação continuada faz parte do processo global ds formação de carreira, pois orientar pesquisas, desenvolver novos cursos e inovar as práticas docentes, são pontos cruciais para melhoramento do trabalho docente.
Palavras-chave: Educação superior
Formação de professores
Pesquisa
Ensino reflexivo
Donald Schön
Marcelo García
Desenvolvimento profissional
Formação docente
Professor-reflexivo
Professional development
Teacher training
Teacher-reflective
Desarrollo profesional
Formación de profesores
Docente-reflexivo
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SOUZA, Viviane Novaes de. Apropriação das ideias de Donald Schön e Marcelo García nas pesquisas sobre formação docente. 2022. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17222
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIVIANE_NOVAES_SOUZA.pdf49,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.