Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17809
Tipo de Documento: Dissertação
Título: As destaladeiras que cantam: produção de material didático para EJA em Arapiraca (Alagoas)
Autor(es): Oliveira, Rafael Cardoso de
Data do documento: 28-Fev-2023
Orientador: Santos, Fábio Alves dos
Resumo: Este trabalho tem como problema a ausência de materiais didáticos para o Ensino de História Local na Educação de Jovens e Adultos na Rede Pública Municipal de Ensino de Arapiraca – Alagoas. Sua justificativa consiste em dar voz a personagens silenciados no discurso de Progresso e Desenvolvimento da Cidade. Nessa medida, contribui-se de forma decisiva na aprendizagem dos estudantes a partir do seu uso pelos professores de história. Seu objetivo é criar referencial para nortear a elaboração de um Caderno de Sequências Didáticas: As Operárias que Cantam Arapiraca, destinada ao uso de professores que ministrem aulas na EJA. O Caderno, produto pedagógico desta dissertação é voltada à EJA, em virtude de que, os alunos dessa modalidade, especificamente, nas 5ª fases e no modulo 3 da EJA modular, possam ter uma relação mais sensível com a cultura fumageira, que ainda existe em diversos pontos da cidade. De modo geral, os professores dessa modalidade não recebem materiais didáticos que deem suporte as suas ações encontrando-se em situações de necessidade de instrumentos complementares para aprimorarem suas intervenções pedagógicas. Nesse sentido, objetiva-se também fortalecer essas relações pedagógicas com suporte contundente de subsídios acerca da História Local, precisamente as destaladeiras de fumo que cantavam.
Abstract: The problem of this work is the absence of didactic materials for the Teaching of Local History in the Education of Young People and Adults in the Municipal Public Education Network of Arapiraca - Alagoas. Its justification consists in giving voice to characters silenced in the discourse of Progress and Development of the City. To that extent, it makes a decisive contribution to student learning from its use by history teachers. Its objective is to create a reference to guide the elaboration of a Notebook of Didactic Sequences: The Workers Who Sing Arapiraca, intended for use by teachers who teach classes in EJA. The Notebook, the pedagogical product of this dissertation is aimed at EJA, as students of this modality, specifically in the 5th phases and in module 3 of the modular EJA, can have a more sensitive relationship with the tobacco culture, which still exists in different points of the city. In general, teachers of this modality do not receive didactic materials that support their actions, finding themselves in situations of need for complementary instruments to improve their pedagogical interventions. In this sense, the objective is also to strengthen these pedagogical relationships with strong support from subsidies about Local History, precisely the tobacco slicers that sang.
Palavras-chave: História
Arapiraca (AL)
Educação de jovens e adultos
Material didático
Trabalhadores do fumo
Canto popular
Destaladeiras de fumo
História local
Sequências didáticas
Didactic sequences
Local history
Tobacco strippers
Youth and adult education
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação Profissional em Ensino de História
Citação: OLIVEIRA, Rafael Cardoso de. As destaladeiras que cantam: produção de material didático para EJA em Arapiraca (Alagoas). 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/17809
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAFAEL_CARDOSO_OLIVEIRA.pdf3,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.