Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18032
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Análise das habilidades comunicativas após intervenção fonoaudiológica em criança com atraso de linguagem no período da pandemia da Covid-19: estudo de caso |
Autor(es): | Santana, Fernando Ramoel Amorim |
Data do documento: | 6-Jun-2023 |
Orientador: | Carlino, Fabiana Cristina |
Resumo: | O objetivo do estudo foi analisar as habilidades comunicativas que se apresentaram prejudicadas em uma criança de 4 anos, do sexo masculino, no período da Pandemia da Covid-19. O participante foi escolhido através da observação do quadro clínico e relato da genitora, no qual apresentava bom entendimento, porém não falava de forma inteligível, dificuldade na expressão oral, narração de histórias, sintaxe desconexa, omissões e desvios fonológicos. Os atendimentos ocorreram no Ambulatório de Linguagem de uma Clínica Escola em Fonoaudiologia, no interior do Estado de Sergipe. Para a análise e interpretação dos dados utilizou-se tabelas e demonstrativos contábeis para comparar as habilidades comunicativas e aspectos da linguagem que se apresentaram prejudicadas no período da pandemia e seus respectivos resultados após intervenção fonoaudiológica. O participante apresentou melhoras significativas na interação social e habilidades sociais, obtendo adequação do inventário fonético-fonológico, aumento nas categorias do vocabulário e adequação da linguagem oral após as vinte sessões de terapia fonoaudiológica. |
Abstract: | The objective of the study was to analyze the communicative skills that were impaired in a 4-year-old male child during the Covid-19 Pandemic. The participant was chosen through observation of the clinical condition and report of the mother, in which he had good understanding, but did not speak intelligibly, difficulty in oral expression, storytelling, disconnected syntax, omissions and phonological deviations. The consultations took place at the Language Outpatient Clinic of a School clinic in the interior of the State of Sergipe. For the analysis and interpretation of the data, tables and accounting statements were used to compare the communicative skills and language aspects that were impaired during the pandemic period and their respective results after speech therapy intervention. The participant showed significant improvements in social interaction and social skills, obtaining adequacy of the phonetic-phonological inventory, increase in vocabulary categories and adequacy of oral language after the twenty speech therapy sessions. |
Palavras-chave: | Fonoaudiologia Fonoterapia COVID-19, Pandemia de, 2020- Terapia Fonoaudiológica Habilidades Comunicativas Speech therapy Communicative Skills COVID-19 pandemic |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Departamento: | DFOL - Departamento de Fonoaudiologia – Lagarto - Presencial |
Citação: | SANTANA, Fernando Ramoel Amorim. Análise das habilidades comunicativas após intervenção fonoaudiológica em criança com atraso de linguagem no período da pandemia da Covid-19: estudo de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fonoaudiologia) - Universidade Federal de Sergipe, Lagarto, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18032 |
Aparece nas coleções: | Fonoaudiologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Fernando_Ramoel_Amorim_Santana-TCC.pdf | 187,05 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.