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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18116
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Pode a morte ensinar história? Uso de Lego para entender cidadania nos cemitérios Santa Isabel e Cruz Vermelha (Aracaju-SE) |
Autor(es): | Santos, Cleones Gomes dos |
Data do documento: | 24-Ago-2022 |
Orientador: | Mello, Janaína Cardoso de |
Resumo: | O trabalho contém as reflexões iniciais de uma pesquisa em andamento no Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Sergipe (ProfHistória/UFS), alinhado à linha de pesquisa “Saberes históricos em diferentes espaços de memória”. Os estudos abordam o espaço dos cemitérios Cruz Vermelha e Santa Isabel, para a elaboração, por serem ambos os cemitérios destinados aos enterramentos socioeconômicos com distintas hierarquizações em Aracaju/SE. Enquanto o cemitério Cruz Vermelha atende aos desvalidos da cidade, o cemitério Santa Isabel permanece restrito à elite local. Desse modo, a ideia do “bem morrer como legado” e arquitetura mortuária como obra de arte contrasta com a ideia de “esquecimento” na simplicidade do conjunto de gavetas e túmulos sem adornos. Como objetivo geral se pretende utilizar blocos de Lego na construção de uma perspectiva diferencial no processo didático da morte como fonte histórica direcionado aos alunos da Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Médio (EJAEM). São objetivos específicos desse trabalho compreendem: 1. elaborar um instrumento pedagógico que auxilie no ensino aprendizagem do aluno e na prática docente de ensino de História. 2. Estimular a produção de reflexões sobre a importância da memória na vida cotidiana, aliada a construção coletiva da cidadania; 3. Relacionar a historicidade dos cemitérios de Aracaju/SE como “diferentes espaços de saber e memória” para aulas públicas. Os procedimentos metodológicos seguem uma vertente qualitativa de pesquisaação a partir do levantamento de fontes textuais e imagéticas, além do mapeamento dos sítios. A elaboração do processo parte da concepção do uso dos blocos de Lego como jogo educacional na construção dos espaços de enterramento, com desafios e cartas de informação histórica que dialoguem com a história local, as práticas cemiteriais e os conceitos de cidadania no tempo e no espaço. |
Abstract: | The work contains the initial reflections of an ongoing research in the Professional Masters in History Teaching at the Federal University of Sergipe (ProfHistória/UFS), aligned with the research line “Historical knowledge in different spaces of memory”. The studies approach the space of the Cruz Vermelha and Santa Isabel cemeteries, for the elaboration, as both cemeteries are intended for socioeconomic burials with different hierarchies in Aracaju/SE. While the Cruz Vermelha Cemetery serves the underprivileged in the city, the Santa Isabel Cemetery remains restricted to the local elite. In this way, the idea of “well dying as a legacy” and mortuary architecture as a work of art contrasts with the idea of “forgetfulness” in the simplicity of the set of drawers and unadorned tombs. As a general objective, it is intended to use Lego blocks in the construction of a differential perspective in the didactic process of death as a historical source aimed at students of Youth and Adult Education for High School (EJAEM). The specific objectives of this work are: 1. To develop a pedagogical tool that helps in the teaching and learning of the student and in the teaching practice of teaching History. 2. Stimulate the production of reflections on the importance of memory in everyday life, combined with the collective construction of citizenship; 3. Relate the historicity of the cemeteries of Aracaju-SE as “different spaces of knowledge and memory” for public classes. The methodological procedures follow a qualitative aspect of action research from the survey of textual and imagery sources, in addition to the mapping of the sites. The elaboration of the process starts from the conception of the use of Lego blocks as an educational game in the construction of burial spaces, with challenges and letters of historical information that dialogue with local history, cemetery practices and the concepts of citizenship in time and space. |
Palavras-chave: | Cemitérios Patrimônio cultural Memória Ensino de história Gameficação Cemeteries Cultural heritage Memory History teaching Gamification |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Profissional em Ensino de História |
Citação: | SANTOS, Cleones Gomes dos. Pode a morte ensinar história? Uso de Lego para entender cidadania nos cemitérios Santa Isabel e Cruz Vermelha (Aracaju-SE). 2022. 108 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2022. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18116 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de História |
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