Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18279
Document Type: Caderno pedagógico
Title: "É nóis na aula!": sequência de atividades para trabalhar com a monotongação e ditongação na escrita (Caderno pedagógico)
Authors: Melo, Virlei Correia da Fonseca
Issue Date: 2021
Advisor: Nunes, Vanessa Gonzaga
Resumo : Neste instrumental você vai se deparar com erros que certamente já lhe são familiares, mas que nunca foram nomeados e tratados com distinção. Estamos falando dos erros fonológicos, ou seja, erros que são motivados pela oralidade. Aqui você vai ser introduzido ao mundo da fonética e da fonologia, à teoria que alicerça o nosso trabalho e também conhecerá a nossa proposta pedagógica. A sequência de atividades contempla os gêneros textuais: conto, tirinha, letra de canção e meme, além de atividades lúdicas como cruzadinhas e caça palavras. A cereja do bolo do nosso projeto de intervenção é um jogo pedagógico intitulado "Ditonguei-me". As atividades desenvolvidas têm como finalidade proporcionar a reflexão sobre os códigos da língua, despertando a consciência fonológica e, consequentemente, diminuindo os erros de grafia proveniente dos processos fonológicos da monotongação e ditongação, fenômenos comuns na oralidade, mas que ao serem transpostos para a escrita resultam em erros ortográficos.
Keywords: Língua portuguesa
Fonética
Fala
Escrita
Língua portuguesa
Fonologia
Consciência fonológica
Ditongação
Monotongação
Sequência de atividades
Is part of: “Oxe! é nóis e dexe de bestera” : um estudo sobre a monotongação e a ditongação na escrita dos alunos do 7º ano do ensino fundamental com vistas a uma proposta didática (Dissertação)
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18279
Appears in Collections:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VIRLEI_CORREIA_FONSECA_MELO-Caderno.pdf19,33 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.