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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Vulnerabilidade e estabilidade emocional frente ao covid-19: um estudo com discentes da rede básica de ensino em duas cidades dos estados de Sergipe e Pernambuco
Título(s) alternativo(s): Vulnerability and emotional stability in the face of COVID-19: a study with students from the basic education network in two cities in the states of Sergipe and Pernambuco
Autor(es): Morais, Sidclay Campos de
Data do documento: 31-Jul-2023
Orientador: Araújo, Yzila Liziane Farias Maia de
Resumo: Debateremos, neste estudo, a relação de estabilidade emocional com a vulnerabilidade, numa abordagem socioecológica da saúde, bem como as relações dessa temática com a educação em Saúde e o Ensino de Ciências. Perante o exposto, questionamos: O COVID-19 traz consequências emocionais para os alunos influenciando no desempenho escolar? Partindo dessa questão, neste trabalho descrevemos e analisamos condições de vulnerabilidade de estudantes ao COVID-19, com intuito de mapear setores de atenção para projetos de Educação em Saúde. A presente pesquisa, apresenta-se com abordagem qualiquantitativa que se identifica como uma concepção epistemológica já fundamentada no âmbito educacional, tendo como principal objetivo a construção de conhecimento focado no processo de reestruturação da escola, no contexto pós-pandêmico. Foi organizado em duas frentes, a primeira delas focada no mapeamento dos comportamentos vulneráveis de estudantes da educação básica, relacionando esses comportamentos com dados sociodemográficos e perfil emocional; a segunda de forma mais qualitativa, abordando o interior das escolas, assim como analisar o processo de implantação da disciplina Projeto de vida, bem como seu potencial de abordagem acerca de aspectos emocionais para o acolhimento discente. O questionário contou com alguns pressupostos fundamentais de Questões Sociocientíficas (QSC) e constituiu-se de situações problemas com opções de resposta mais ou menos vulneráveis e as resoluções dos discentes mostraram indicativos de suas vulnerabilidades. O instrumento obteve dados sociodemográficos e perfil emocional, sendo validado por análise de conteúdo seguindo a técnica de DELPHI, com a participação de juízes. Foi realizada uma avaliação semântica do questionário com uma amostra de alunos representantes dos sujeitos da pesquisa, e, após as adequações necessárias, realizamos um teste piloto com 261 alunos do 3º ano do ensino médio, em escolas estaduais de Sergipe e Pernambuco. Os dados produzidos foram processados e analisados estatisticamente com a utilização do software Statistical Package for Social Science (SPSS), verificando através do coeficiente Alpha de Cronbach que o instrumento elaborado mostrou que a qualidade de vida (QV) não tem qualquer relação com à COVID-19. Os dados qualitativos seguiram os de Bardin, a partir da criação de temas tanto a priori quanto a posteriori. Para as análises de correlação, foi aplicado o coeficiente Rho de Spearman, e não obtivemos um resultado de correlação significativa. No geral, os resultados obtidos indicaram que a maioria dos estudantes que participaram do estudo piloto desta pesquisa mostrou que a chegada de um método de proteção como a vacina, promove a ideia de que não precisamos mais de proteção. Como se um meio de proteção anulasse o outro. O presente estudo mostrou-se relevante do ponto de vista tecnológico, na medida em que se propõe construir e validar um teste de desempenho capaz de mensurar indicativos de estabilidade emocional, vulnerabilidade e sua relação com qualidade de vida; como também apresentou relevância científica e pedagógica, visto que buscou correlacionar qualidade de vida e vulnerabilidade, e embora não se tenha encontrado uma correlação direta entre essas variáveis com o público respondente, percebeu-se uma importante correlação entre a escolaridade do pai e o uso da vacina. Os dados mostraram que quanto maior a escolaridade do pai maior a adesão dos alunos ao uso da vacina, apontando um direcionamento para que educadores possam trabalhar com abordagens de prevenção ao COVID-19.
Abstract: In this study, we will discuss the relationship between emotional stability and vulnerability, in a socioecological approach to health, as well as the relationships between this theme and Health Education and Science Teaching. In view of the above, we ask: Does COVID-19 have emotional consequences for students, influencing school performance? Based on this question, in this work we describe and analyze conditions of vulnerability of students to COVID-19, with the aim of mapping sectors of care for Health Education projects. This research presents a qualitative and quantitative approach that identifies itself as an epistemological conception already grounded in the educational field, with the main objective of building knowledge focused on the school restructuring process, in the post-pandemic context. It was organized on two fronts, the first focused on mapping the vulnerable behaviors of basic education students, relating these behaviors to sociodemographic data and emotional profile; the second in a more qualitative way, addressing the inside of schools, as well as analyzing the implementation process of the Life Project discipline, as well as its potential for approaching emotional aspects for student welcoming. The questionnaire had some fundamental assumptions of Socio-Scientific Questions (QSC) and consisted of problem situations with more or less vulnerable response options and the student’s resolutions showed indications of their vulnerabilities. The instrument obtained sociodemographic data and emotional profile, being validated by content analysis following the DELPHI technique, with the participation of judges. A semantic evaluation of the questionnaire was carried out with a sample of students representing the research subjects, and, after the necessary adaptations, we carried out a pilot test with 261 students in the 3rd year of high school, in state schools in Sergipe and Pernambuco. The data produced were processed and statistically analyzed using the Statistical Package for Social Science (SPSS) software, verifying through the Cronbach's Alpha coefficient that the instrument developed showed that quality of life (QoL) has no relation to COVID -19. Qualitative data followed those of Bardin, from the creation of themes both a priori and a posteriori. For correlation analyses, Spearman Rho coefficient was applied, and we did not obtain a significant correlation result. Overall, the results obtained indicated that most students who participated in the pilot study of this research showed that the arrival of a protection method such as the vaccine promotes the idea that we no longer need protection. As if one means of protection canceled out the other. The present study proved to be relevant from a technological point of view, as it proposes to build and validate a performance test capable of measuring indicators of emotional stability, vulnerability and its relationship with quality of life; as it also had scientific and pedagogical relevance, since it sought to correlate quality of life and vulnerability, and although a direct correlation was not found between these variables with the respondent public, an important correlation was perceived between the parent’s education and the use of the vaccine. The data showed that the higher the father education, the greater the student’s adherence to the use of the vaccine, pointing to a direction for educators to work with approaches to prevent COVID-19.
Palavras-chave: Ciência
Ensino de ciências
COVID-19
Estudantes do ensino médio
Pandemia
Educação em saúde
Questões sociocientíficas
Pandemic
Health education
Science teaching
Socioscientific issues
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: MORAIS, Sidclay Campos de. Vulnerabilidade e estabilidade emocional frente ao covid-19: um estudo com discentes da rede básica de ensino em duas cidades dos estados de Sergipe e Pernambuco. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18475
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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