Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18549
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | A poesia como hermenêutica da vida : o sensacionismo de Fernando Pessoa sob a análise religiosa da arte de Paul Tillich |
Autor(es): | Moura, Ivanilton Aragão de |
Data do documento: | 31-Mai-2021 |
Orientador: | Santos, Joe Marçal Gonçalves dos |
Resumo: | A proposta do trabalho é analisar o projeto estético do poeta Fernando (António Nogueira) Pessoa (1888-1935) sob a referência teórica de Paul (Johannes Oskar) Tillich (1886-1965), no que diz respeito à sua análise religiosa da arte. Com base numa fenomenologia da consciência de sentido, Tillich compreende cultura e religião como funções da ação criativa humana. Nesse quadro conceitual, a noção de estilo é determinante para a compreensão (analíticohermenêutica) do caráter religioso de uma obra de arte. À luz dessa perspectiva, buscamos examinar o projeto estético do Sensacionismo de Pessoa, destacando tais aspectos e suas relações críticas no que se refere ao estatuto da modernidade. O Sensacionismo é entendido como a elaboração teórica que findou por nortear os rumos da obra pessoana e oferecer o sustentáculo conceitual de toda a sua heteronímia, dentro do contexto da primeira geração modernista da literatura portuguesa. A estética sensacionista é marcada pela valorização dos estímulos sensoriais, tendo o conceito de sensação como forma de apreensão da realidade e mediador da nossa relação com o mundo. Para o poeta, a arte se constitui como uma interpretação da vida e a sensação é o núcleo ao redor do qual se organiza essa compreensão hermenêutica da arte e da existência por meio da forma poética. O primeiro capítulo é dedicado a esclarecer as relações constitutivas entre religião, cultura, arte e literatura, sem esquecer de situar o contexto cultural e filosófico que dialoga com a produção artística e lhe concede profundos significados. O segundo capítulo apresenta a teoria sensacionista, desde o seu surgimento oficial dentro das publicações da revista Orpheu até as suas implicações na forma com que Pessoa desenvolveu sua poesia. No terceiro capítulo, os conceitos tillichianos de coragem, angústia e desespero se converteram em parâmetros para nortear a análise do perfil estético dos principais heterônimos, como elementos que denunciam a existência de um estilo religioso implicado. A análise nos levou a considerar o modo como a poesia pessoana não só se apresenta na qualidade de uma forma de interpretação dos dilemas existenciais humanos, como também expressa o ímpeto de autotranscendência religiosa. |
Abstract: | The purpose of the work is to analyze the aesthetic project of the poet Fernando (António Nogueira) Pessoa (1888-1935) under the theoretical reference of Paul (Johannes Oskar) Tillich (1886-1965), with regard to his religious analysis of art. Based on a phenomenology of meaning consciousness, Tillich understands culture and religion as functions of human creative action. In this conceptual framework, the notion of style is decisive for the understanding (analytical-hermeneutics) of the religious character of a work of art. In the light of this perspective, we seek to examine the aesthetic project of Pessoa's sensationism, highlighting such aspects and their critical relations with regard to the status of modernity. Sensationism is understood as the theoretical elaboration that ended up guiding the directions of Pessoa's work and offering the conceptual support of all its heteronyms, within the context of the first modernist generation of Portuguese literature. Sensationist aesthetics are marked by the appreciation of sensory stimuli, having the concept of sensation as a way of apprehending reality and mediating our relationship with the world. To the poet, art is constituted as an interpretation of life and sensation is the nucleus around which this hermeneutical understanding of art and existence is organized through poetic form. The first chapter is dedicated to clarifying the constitutive relations between religion, culture, art and literature, without forgetting to situate the cultural and philosophical context that dialogues with artistic production and gives it profound meanings. The second chapter presents the sensationist theory, from its official appearance within the publications of Orpheu magazine to its implications in the way in which Pessoa developed his poetry. In the third chapter, the tillichian concepts of courage, anxiety and despair became parameters to guide the analysis of the aesthetic profile of the main heteronyms as elements that denounce the existence of an implicit religious style. The analysis led us to consider how Pessoa‘s poetry not only presents itself as a way of interpreting human existential dilemmas but also expresses the impetus for religious self-transcendence. |
Palavras-chave: | Religião Hermenêutica (Religião) Poesia Civilização moderna Paul Tillich Hermenêutica Fernando Pessoa Sensacionismo Modernidade Religion Hermeneutics Poetry Sensationism Modernity |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ciências da Religião |
Citação: | MOURA, Ivanilton Aragão de. A poesia como hermenêutica da vida : o sensacionismo de Fernando Pessoa sob a análise religiosa da arte de Paul Tillich. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2021. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18549 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências da Religião |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IVANILTON_ARAGAO_MOURA.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.