Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18690
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Currículos de animação e produção de contracondutas: uma análise de desenhos animados a partir da perspectiva de gênero
Autor(es): Rabêlo, Ariane Gabriele Brasil Gois
Data do documento: 25-Jun-2023
Orientador: Cardoso, Lívia de Rezende
Resumo: Esta pesquisa tomou forma a partir da compreensão de que os desenhos animados também se constituem enquanto currículos, pois, apesar de a escola ser um dispositivo privilegiado, ela não é o único lugar onde se empreendem conhecimentos. Inspirados nos Estudos Culturais (EC) e nas Teorias Pós-Críticas compreendemos que os ensinamentos se propagam através dos mais diversos artefatos culturais e empreendem pedagogias culturais, devido ao entendimento de que a cultura, assim como a educação, também é pedagógica e está envolvida na produção de conhecimentos e subjetividades. Para Cardoso (2016), as subjetividades presentes nos desenhos são destinadas a um público e conduzem os indivíduos a se reconhecer com determinados modos de ser, e, ao serem percorridos pelos discursos que constituem essas subjetividades, se estabelece o governo de condutas. As condutas por sua vez são usadas para que se fixe uma certa identidade, geralmente a identidade que se enquadra na norma vigente. Porém, há processos outros em que se procura fugir dessas normas, lutar contra elas e quebrá-las em busca de novas formas de existir. Esse processo é o que se entende por contraconduta. Com tais premissas objetivamos aqui analisar os desenhos animados como currículos produtores de contracondutas acerca de gênero. Para embasar essa pesquisa utilizamos autores e autoras póscríticos das áreas de currículo, cinema, estudos culturais e gênero, a exemplo de: Cardoso (2016, 2017), Ellsworth (2001), Fabris (2008), Foucault (1995, 1997, 2020), Giroux (1998, 2011), Hall (1992, 1997), Louro (2000, 2003, 2008, 2015), Meyer (2018, 2020), Paraíso (2004, 2006, 2014, 2018), Rael (2020) e Silva (2020). Metodologicamente falando, esta pesquisa possui cunho qualitativo, e se inspira nos EC e nas metodologias pós-críticas, utilizando aquilo que Fabris (2008) denominou de “filmografia para análise” e a etnografia de tela de Balestrin e Soares (2014). No mais, fizemos um levantamento em plataformas digitais para mapear os artefatos que já foram analisados relacionados a gênero e desenhos animados. Em seguida, selecionamos os desenhos A Casa Coruja (2020) e Guardiões da Mansão do Terror (2022) para análise, a partir da qual concluímos que ambos os desenhos animados produzem contracondutas e bagunçam, a seu modo, as barreiras das normas.
Abstract: This research took shape from the understanding that cartoons are also constituted as curricula, because, despite the school being a privileged device, it is not the only place where knowledge is undertaken. Inspired by Cultural Studies (CE) and Post-Critical Theories, we understand that the teachings propagate through the most diverse cultural artifacts and undertake cultural pedagogies, due to the understanding that culture, like education, is also pedagogical and is involved in the production of knowledge and subjectivities. For Cardoso (2016), the subjectivities present in the drawings are intended for an audience and lead individuals to recognize themselves with certain ways of being, and, when covered by the discourses that constitute these subjectivities, the government of conduct is established. Conducts, in turn, are used to establish a certain identity, usually the identity that fits the current norm. However, there are other processes in which one seeks to escape these norms, fight against them and break them in search of new ways of existing. This process is what is meant by counter-conduct. With such premises, we aim here to analyze cartoons as curriculums that produce counter-conducts about gender. To support this research, we used post-critical authors from the areas of curriculum, cinema, cultural studies and gender, such as: Cardoso (2016, 2017), Ellsworth (2001), Fabris (2008), Foucault (1995, 1997, 2020), Giroux (1998, 2011), Hall (1992, 1997), Louro (2000, 2003, 2008, 2015), Meyer (2018, 2020), Paraíso (2004, 2006, 2014, 2018), Rael (2020) and Silva (2020). Methodologically speaking, this research has a qualitative nature, and is inspired by EC and post-critical methodologies, using what Fabris (2008) called “filmography for analysis” and the screen ethnography of Balestrin and Soares (2014). In addition, we conducted a survey on digital platforms to map the artifacts that have already been analyzed related to genre and cartoons. Then, we selected the cartoons The Owl House (2020) and DeadEndia (2022) for analysis, from which we concluded that both cartoons produce counter-conducts and mess up, in their own way, the barriers of norms.
Palavras-chave: Educação - estudo e ensino
Currículos
Desenho animado
Identidade de gênero
Contracondutas
Gênero
Curriculum
Counter-conducts
Cartoon
Gender
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: RABÊLO, Ariane Gabriele Brasil Gois. Currículos de animação e produção de contracondutas: uma análise de desenhos animados a partir da perspectiva de gênero. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18690
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARIANE_GABRIELE_BRASIL_GOIS_RABELO.pdf4,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.