Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18825
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Jogador/professor ou professor/jogador? Como o videogame ajudou na formação do professor de inglês
Autor(es): Silva, Victor Ernesto Silveira
Data do documento: Out-2023
Resumo: Este trabalho científico tem como objetivo investigar de que forma professores/as relacionam a prática de jogar videogames com a construção da sua identidade docente, mais especificamente o/a docente da área de língua inglesa. Esta é uma pesquisa transdisciplinar, pois se vale dos aportes teóricos sobre identidade de Hall (1996) e identidade e videogames com Gee (2003), aliados às ideias sobre educação e autonomia de Freire (2011) e multiletramentos de Cazden et al (2021). Para embasar essa discussão, recorreu-se aos estudos da área de design de games como os de Juul (2010) e análises sobre o impacto do videogame nas pessoas como os de Castronova(2005) e Zacchi (2018) e a abordagem de multimodalidade com Cope e Kalantzis (2020). Trata-se de um estudo de cunho qualitativo, no qual a metodologia adotada foi a de pesquisa de narrativas com análise de dados por meio de Grounded Theory Methodology. Essa técnica de análise se baseia na codificação como um processo de abstração conceitual por meio da atribuição de conceitos gerais ou códigos em incidentes singulares nos dados (VOLLSTEDT; REZAT, 2019). Com esse método, a partir da narrativa de um participante/professor de inglês da rede municipal e estadual da Bahia, foram levantados 151 códigos, dos quais 93 relacionavam sua prática de jogar videogames e a construção da identidade docente. Por fim, os 93 códigos foram agrupados em 14 categorias que revelaram nove temas. Os temas demonstraram que o participante não só aponta para o videogame como motivação para o estudo do inglês, mas influenciou diretamente na sua entrada na docência, na sua busca pelo aprimoramento de metodologias de ensino/aprendizado e no planejamento de projetos de pesquisa. Notou-se também a importância sociocultural do videogame nas práticas sociais do professor, como por exemplo: as relações familiares e a forma de interpretar representações de sentidos advindos de diversas mídias.
Palavras-chave: Formação de professores
Língua inglesa
Videogame
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (VII SEFELI), v. 7, 2023
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: SILVA, V. E. S. Jogador/professor ou professor/jogador? Como o videogame ajudou na formação do professor de inglês. In: SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 7., 2023, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2023. p. 234-246.
Licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0 DEED). Disponível em: https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ .
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18825
Aparece nas coleções:VII Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VideogameFormacaoProfessorIngles.pdf835,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.