Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18918
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Contextualização das abordagens do currículo de educação física para uma reflexão a respeito do corpo no contexto cultural
Título(s) alternativo(s): Contextualization of physical education curriculum approaches for a reflection about the body in the cultural context
Autor(es): Castro, Edjane dos
Data do documento: Set-2022
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de fazer uma contextualização/síntese dos currículos da Educação Física para uma reflexão a respeito do corpo a partir do contexto cultural a partir de um ensaio teórico bibliográfico, trazendo como referenciais norteadores Tomaz Tadeu da Silva, Marcos Garcia Neira e Valter Bracht, tendo a perspectiva de que toda teorização pedagógica é uma teoria do currículo. Vindo confirmar, assim, que todas as abordagens da Educação Física são teorias do currículo, fazendo uma breve síntese de alguns principais currículos desta área. Por um último, tentamos trazer a educação física num contexto no qual o corpo também faz parte. Discutindo sobre a cultura dentro da cultura corporal do movimento, ou seja, Educação Física. O trabalho faz uma crítica à laudação que havia e há sobre o aspecto biológico, estrutural e cartesiano que algumas abordagens da Educação Física faz do corpo e se desfecha fazendo alusão sobre a possibilidade que o currículo cultural tem em tratar sobre a temática do corpo na Educação Física Escolar.
Abstract: The present work has the objective of making a contextualization/synthesis of the Physical Education curricula for a reflection on the body from the cultural context from a theoretical bibliographic essay, bringing as guiding references Tomaz Tadeu da Silva, Marcos Garcia Neira and Valter Bracht, having the perspective that all pedagogical theorization is a theory of the curriculum. Thus, confirming that all approaches to Physical Education are curriculum theories, making a brief synthesis of some main curricula in this area. Finally, we try to bring physical education in a context in which the body is also a part. Discussing the culture within the body culture of movement, that is, Physical Education. The work criticizes the praise that there was and is about the biological, structural and Cartesian aspect that some approaches of Physical Education make of the body and ends with alluding to the possibility that the cultural curriculum has in dealing with the theme of the body in Education School Physics.
Palavras-chave: Curriculo
Educação
Educação Física
Curriculum
Education
Physical education
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18918
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ContextualizacaoAbordagensCurriculoEdFisica.pdf139,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.