Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18926
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | A potência da assessoria pedagógica ao docente: um relato de experiência sobre uma itinerância no curso de Odontologia |
Título(s) alternativo(s): | The power of pedagogical advice to the teacher: an experience report on an itinerancy in the Dentistry course |
Autor(es): | Lima, Daniele dos Santos |
Data do documento: | Set-2022 |
Orientador: | D'avila, Cristina |
Resumo: | A Assessoria Pedagógica constitui um importante núcleo na Universidade para propiciar e sinalizar aos docentes sobre a necessidade da formação continuada. Instituída em uma Universidade Pública desde 2020, a Assessoria Pedagógica ao docente (APDU), que está vinculada à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD), propõe um projeto de itinerância, cujo intento é a dedicação de esforços e atividades em uma Unidade de Ensino, com ações voltadas às necessidades docentes. Neste trabalho, o foco será o relato de experiência na itinerância vivenciada na Faculdade de Odontologia, cujas ações incluíram atendimento personalizado às necessidades docentes e formação continuada, através de lives e oficinas sobre questões didático-pedagógicas. Nesse sentido, após uma conversa com a comunidade sobre o trabalho, intentando sensibilizá-la à ação, buscou-se identificar as questões que mais incitam questionamentos sobre a práxis docente, por meio de uma pesquisa diagnóstica (aplicação de questionário). A partir dos resultados, definiu-se os modos de interação e datas para as ações da APDU. Após as atividades, os docentes partícipes ofertaram uma devolutiva à equipe, a fim de propiciar ajustes posteriores e fornecer parâmetros de aspectos positivos e negativos acerca das ações desenvolvidas. |
Abstract: | The Pedagogical Advice is an important nucleus at the University to provide and signal to teachers about the need for continuing qualification. Established at University since 2020, the Pedagogical Advice to University Professors (APDU), which is linked to the Pro-rectory of Undergraduate Teaching (PROGRAD), proposes an itinerancy project, whose aim is to dedicate efforts and activities in a Teaching Unit, with actions aimed at teaching needs. In this work, the focus will be the report of the experience in the itinerancy lived in the Faculty of Dentistry, whose actions included personalized attention to the teaching needs and continued qualification, through lives and workshops on didacticpedagogical issues. In this sense, after a conversation with the community about work, trying to sensitize them to action, we sought to identify the issues that most incite questions about teaching practice, through a diagnostic survey (questionnaire application). From the results, the modes of interaction and dates for the actions of the APDU were defined. After the activities, the participating professors offered a feedback to the team, in order to provide further adjustments and provide parameters of positive and negative aspects about the actions developed. |
Palavras-chave: | Assessoria pedagógica Formação continuada Docência universitária Pedagogical advice Continuing qualification University teaching |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es). |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18926 |
Aparece nas coleções: | Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PotenciaAssessoriaPedagogicaDocente.pdf | 117,23 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.