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Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Coordenadoria de Políticas para Mulheres de Aracaju: desafios educativos sobre o debate de gênero para servidores/as da assistência social municipal
Título(s) alternativo(s): Coordination of Policies for Women in Aracaju: educational challenges on the gender debate for municipal social assistance servers
Autor(es): Moraes, Matheus Andrade de
Santos, Silmere Alves
Data do documento: Set-2022
Resumo: O presente artigo é oriundo de experiência do campo de estágio obrigatório de Serviço Social II e III no qual o autor foi discente. Durante esta formação profissional foram vivenciados os modelos virtual e presencial no campo de atuação por conta da pandemia do Coronavírus. O objetivo deste trabalho é apresentar as ações prestadas pela Coordenadoria de Políticas para Mulheres da Prefeitura Municipal de Aracaju e compreender quais são os desafios educativos que envolvem o debate de gênero para formação continuada dos/as servidores/as da Assistência Social municipal. A metodologia se caracteriza por ser uma pesquisa exploratória qualitativa e utiliza de fontes bibliográficas, documentais e de vivência do estágio. Os resultados demonstram que existe uma necessidade de ações educativas para as equipes da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social uma vez que tanto o público atendido pela assistência social é em sua maioria mulher, quanto a gestão da secretaria deve voltar suas ações para o seu principal recorte de atendimento. Contudo, é urgente que para o fomento das ações da Coordenadoria de Políticas para Mulheres se faça mister a sua estruturação física para diminuir os impactos da precarização da Assistência Social.
Abstract: This article comes from the experience of the mandatory internship field of Social Work II and III in which the author was a student. During this professional training, virtual and face-to-face models were experienced in the field of action due to the Coronavirus pandemic. The objective of this work is to present the actions provided by the Coordinator of Policies for Women of the Municipality of Aracaju and understand what are the educational challenges that involve the gender debate for the continued education of municipal Social Assistance servers. The methodology is characterized by being a qualitative exploratory research and uses bibliographic, documentary and internship experience sources. The results demonstrate that there is a need for educational actions for the teams of the Municipal Department of the Family and Social Assistance, since both the public served by social assistance is mostly women, and the management of the secretariat must focus its actions on its own. main service cut. However, it is urgent that, in order to promote the actions of the Coordination of Policies for Women, its physical structure is essential to reduce the impacts of the precariousness of Social Assistance.
Palavras-chave: Gênero
Educação
Assistência social
Gender
Education
Social assistance
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/18950
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

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