Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19000
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A educação étnico-racial na escola básica contemporânea: iwajú griot àgbárò
Autor(es): Oliveira, Ana Lise Costa de
Data do documento: Set-2022
Resumo: O presente artigo discute a temática da educação antirracista na escola básica em Riachão do Jacuípe, na Bahia. Objetivamos refletir sobre a valorização da cultura afro-brasileira, com ênfase na nossa ancestralidade sertaneja, fomentando uma educação étnico-racial, através da pedagogia griô . Nossos aportes teóricos se centram na pedagogia das africanidades (KI-ZERBO (2010), Educação antirracista (MUNANGA, 2005; GOMES, 2012) e na pedagogia griô (PACHECO, 2006, 2015). O estudo provém de uma pesquisa-ação, concretizada em um projeto vivencial realizado em escola pública municipal de grande porte. Os resultados demonstraram que, a despeito da distância existente entre o que preconiza a legislação na área, as práticas pedagógicas realizadas pela comunidade escolar em questão, caminham alinhados na perspectiva de uma educação antirracista. A presença marcante dos mestres griôs da comunidade inserindo-se nas atividades educativas centradas na pedagogia griô, uniu o saber científico ao saber popular, despertando o senso de pertencimento, identidade, ancestralidade e resistência, ressignificando assim, as práticas pedagógicas. Portanto, acreditamos que os caminhos da formação étnica dos sujeitos educativos necessitam perpassar pela vivência de uma pedagogia griô e antirracista em sua completude.
Abstract: Este artículo aborda el tema de la educación antirracista en las escuelas primarias de Riachão do Jacuípe, Bahía. Nuestro objetivo es reflexionar sobre la valorización de la cultura afrobrasileña, con énfasis en la ascendencia de nuestro país, promoviendo una educación étnico-racial, a través de la pedagogía griô. Nuestras contribuciones teóricas se centran en la pedagogía de las africanidades (KIZERBO (2010), la educación antirracista (MUNANGA, 2005; GOMES, 2012) y en la pedagogía del griô (PACHECO, 2006, 2015), en un proyecto experiencial realizado en una gran escuela pública municipal.Los resultados mostraron que, a pesar de la distancia existente entre lo que recomienda la legislación de la zona, las prácticas pedagógicas realizadas por la comunidad escolar en cuestión, caminan en la perspectiva de una educación antirracista. presencia de los maestros griô de la comunidad, insertándose en actividades educativas centradas en la pedagogía griô, unieron el saber científico con el saber popular, despertando el sentido de pertenencia, identidad, ancestralidad y resistencia, dando así un nuevo sentido a las prácticas pedagógicas. que los caminos de formación étnica de los sujetos educativos necesitan pasar por la experiencia de una pedagogía griô y antirracista en s ua completitud.
Palavras-chave: Educação étnico-racial
Escola básica
Pedagogia griô
Educación étnico-racial
Escuela básica
Pedagogía griot
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19000
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoEtnicoRacialIwajuGriotAgbaro.pdf159,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.