Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19005
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Educação profissional e o PROEJA: reflexões acerca do processo de formação para o mundo do trabalho
Título(s) alternativo(s): Professional education and PROEJA: reflections about the training process por the world of work
Autor(es): Sá, Genivaldo Ferreira
Data do documento: Set-2022
Resumo: A Educação de Jovens Adultos - EJA é uma modalidade que se distingue das demais por reconhecer a historicidade dos sujeitos que dela participam e enquanto modalidade se propõe a possibilitar o acesso a conhecimentos em uma determinada época da vida que precisam conciliar estudo e trabalho. Neste artigo, optamos pelo estudo bibliográfico com o objetivo de analisamos a estreita relação dos sujeitos do Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA com o mundo do trabalho, uma vez que os educandos do PROEJA perpassam pelo processo de formação profissional. Para isto, utilizamos das contribuições de teóricos como Freire (2011), Frigotto (2004), Charlot (2013), Arroyo (2007), Machado (2010), Marx (2009), Hegel (1974) e Gramsci (2011). Buscamos compreender como o processo de formação profissional dos educandos do PROEJA tem contribuído para a inserção destes sujeitos no mundo do trabalho? Assim, objetivamos compreender o processo de formação dos educandos do PROEJA para sua inserção no mundo do trabalho.
Abstract: The Education of Young Adults - EJA is a modality that distinguishes itself from the others for recognizing the historicity of the subjects who participate in it and as a modality it proposes to enable access to knowledge at a certain time in life that need to reconcile study and work. In this article, we opted for a bibliographic study with the objective of analyzing the close relationship between the subjects of the National Program for the Integration of Basic Education and Professional Education in the Youth and Adult Education Modality - PROEJA with the world of work, since the students of PROEJA permeate the process of professional training. For this, we use the contributions of theorists such as Freire (2011), Frigotto (2004), Charlot (2013), Arroyo (2007), Machado (2010), Marx (2009), Hegel (1974) and Gramsci (2011). We seek to understand how the process of professional training of PROEJA students has contributed to the insertion of these subjects in the world of work? Thus, we aim to understand the training process of PROEJA students for their insertion in the world of work.
Palavras-chave: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)
Formação
Trabalho
Training
Work
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XVI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo(s) editor(es).
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19005
Aparece nas coleções:Anais 2022 - XVI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EducacaoProfissionalPROEJA-Reflexoes.pdf154,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.