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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19076
Tipo de Documento: | Relatório |
Título: | Contribuições de povos africanos e indígenas para a ciência em coleções de Ciências da Natureza e Conhecimento tradicional de matriz africana e de povos indígenas em coleções de Ciências da Natureza |
Título(s) alternativo(s): | A educação das relações étnico-raciais em livros didáticos de ciências da natureza do ensino médio |
Autor(es): | Santos, Yngrid de Jesus Alves |
Data do documento: | 2023 |
Orientador: | Nascimento, Lia Midori Meyer |
Resumo: | Os povos africanos e indígenas possuem culturas e histórias diversas, com criações científicas e tradicionais de longa data, que desempenham um papel crucial no ensino, refletindo práticas, inovações e descobertas relevantes. Apesar das leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornaram obrigatório o ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, essas comunidades continuam enfrentando apagamentos decorrentes de processos de hierarquização e marginalização de seus povos e conhecimentos. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar a inclusão de temas relacionados à produção científica/tecnológica e às contribuições de cientistas africanos, afrodescendentes e indígenas, bem como os saberes tradicionais desses grupos, em livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Médio. O trabalho abrangeu a análise das sete coleções de Ciências da Natureza aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021.Para a coleta e análise dos dados nas coleções selecionadas, foi empregada a técnica da análise de conteúdo conforme proposta por Bardin (2011). As análises revelaram que a coleção Ser Protagonista apresentou uma abordagem mais abrangente em relação aos povos e comunidades tradicionais, destacando-se nos capítulos referentes a origem do universo, astronomia/cosmologia, ecossistemas brasileiros e conservação ambiental. Esses capítulos abordaram aspectos culturais do plantio/colheita, pesca, caça e conhecimento astronômico adquirido por meio da observação do céu. As demais coleções obtiveram resultados semelhantes, abordando temas nos capítulos sobre a origem da vida na Terra e a formação do universo. Elas reconhecem a antiguidade dos povos indígenas e africanos, destacando seu conhecimento sobre os astros e sua presença nas primeiras civilizações. Portanto, considerando o tamanho das coleções, é possível perceber uma omissão de temáticas relacionadas aos povos indígenas, africanos e afrodescendentes, especialmente no que se refere ao conhecimento científico produzido por esses grupos. |
Palavras-chave: | Ciência africana Ciência indígena Livros didáticos Conhecimentos tradicionais |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - Coordenação de Pesquisa |
Licença: | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19076 |
Aparece nas coleções: | 33° Encontro de Iniciação Científica da UFS Relatórios de Iniciação Científica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ContribuicoesPovosAfricanosIndigenasColecoesCienciasNatureza.pdf | 412,75 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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