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Tipo de Documento: Monografia
Título: Bicha não morre, vira purpurina : análise do documentário Dzi Croquettes
Autor(es): Magalhães, Michael Roan Domingues
Data do documento: 29-Set-2024
Orientador: Velasco, Diogo Cavalcanti
Resumo: Este trabalho aborda o documentário "Dzi Croquettes" (2009) dirigido por Tatiana Issa como objeto de estudo, com o intuito de analisar sua narrativa e forma, destacando o papel do narrador. Ressignifica-se o termo documentário através de Fernão Ramos e Noël Carroll, para afastar o texto das noções tradicionais de verdade e objetividade em uma abordagem que valoriza a intenção do autor e a indexação social do gênero. É feito um apanhado das teorias de identidade de gênero discutidas por Judith Butler e Paul B. Preciado, fazendo de Foucault um ponto comum entre esses teóricos, explorando a interseção entre sexualidade, discurso, saber e poder. Entende-se também os estudos de performance utilizando as teorias de Diana Taylor, para que assim seja empregada uma análise imanente inspirada em Ismail Xavier, com o desejo de examinar a expressão de gênero transitória e não binária no grupo. Por meio dessa observação minuciosa do documentário, este estudo visa contribuir para o debate sobre a performance da identidade Drag e suas fronteiras, especialmente à luz das experiências pessoais do autor como uma drag queen, ressaltando a importância histórica e política do grupo Dzi Croquettes em um contexto de luta contra a "ideologia de gênero" e dando destaque à existência do corpo para além das categorias binárias normativas.
Abstract: This work focuses on the documentary "Dzi Croquettes" (2009), directed by Tatiana Issa, as the subject of study, aiming to analyze its narrative and form, highlighting the role of the narrator. The term "documentary" is redefined following the perspectives of Fernão Ramos and Noël Carroll, in order to distance the text from traditional notions of truth and objectivity, emphasizing the author's intent and the social indexing of the genre. An overview of gender identity theories discussed by Judith Butler and Paul B. Preciado is presented, with Foucault serving as a common thread among these theorists, exploring the intersection of sexuality, discourse, knowledge, and power. Additionally, the study incorporates performance studies using Diana Taylor's theories to employ an immanent analysis based on Ismail Xavier, with the intention of examining the expression of transient and non-binary gender within the group. Through this close examination of the documentary, this study aims to contribute to the discourse on Drag identity and its boundaries, particularly in light of the author's personal experiences as a drag queen, emphasizing the historical and political significance of the Dzi Croquettes group in a context of resistance against the "gender ideology" and highlighting the existence of the body beyond normative binary categories.
Palavras-chave: Cinema
Ensino superior (UFS)
Identidade de gênero
Documentário
Performance
Análise imanente
Gender identity
Documentary
Performance
Imanente analysis
Dzi Croquettes
Audiovisual
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA::ADMINISTRACAO E PRODUCAO DE FILMES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Departamento: DCOS - Departamento de Comunicação Social – Cinema e Audiovisual – São Cristóvão – Presencial
Citação: Magalhães, Michael Roan Domingues. Bicha não morre, vira purpurina : análise do documentário Dzi Croquettes. São Cristóvão, 2023. Monografia (graduação em Cinema e Audiovisual) – Departamento de Comunicação Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2024
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19403
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