Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19685
Tipo de Documento: Tese
Título: Forrobodó: uma expressão literária afro-brasileira
Autor(es): Moura, Hernany Donato de
Data do documento: 28-Fev-2024
Orientador: Domingues, Petrônio
Resumo: O presente trabalho desenvolve a tese de que o forró, de acordo com sua trajetória no século XX, representa um conjunto de expressões literárias representativas da população afrobrasileira. Gênero musical composto por diversos elementos culturais inseridos em suas respectivas diásporas Nordeste/Sudeste brasileiro, concentrou expressiva diversidade popular no baile da raça presente no conceito de forrobodó. Por baile da raça entendemos como o conjunto de atitudes raciais que representou o negro brasileiro na construção de suas identidades simbólicas a partir de ações de associativismo e resistência na formação do Brasil no século passado, a partir de gêneros literários e musicais da cultura oral em meio urbano. A problematização do presente estudo parte do pressuposto de que diversas expressões da cultura brasileira foram escolhidas como representações nacionais da cultura popular por intelectuais e/ou pelas políticas de incentivo à cultura brasileira. Respectivamente, a literatura produzida nas primeiras décadas do século XX no movimento modernista brasileiro e o samba que teve fruição na cidade do Rio de Janeiro. Embora, não foram suficientes para estabelecer uma conexão, mesmo que simbólica, da identidade nacional, portanto, nos cabe a questionar por que o forró que também é manifestação da cultura popular e presente na formação cultural da sociedade brasileira desde século XIX até o momento atual, não é reconhecido como elemento de uma identidade brasileira? Para responder tal questão e desenvolver a tese foi fundamental refazer o caminho dos acervos, sobretudo digitais, principalmente por meio de periódicos de jornais e de revistas do rádio disponíveis na Hemeroteca Digital Brasileira e também em sítios especializados no gênero abrangente do forró, a fim de explorar e estudar na obra dos dois grandes ícones desse gênero musical, Luiz Gonzaga (1913-1989) e de Jackson do Pandeiro (1919-1981), o modo pelo qual o forró é passível de ser defendido como expressão literária afro-brasileira. Para isso, confrontamos os dados coletados com aporte teórico de intelectuais negros e negras, sejam da diáspora negra pelo mundo, sejam intelectuais do pensamento social brasileiro, refletindo sempre na autonomia da cultura popular como elemento construtor da ideia de nação no contexto dos anos de 1940 a 1980. De acordo com o que foi analisado no decorrer desta pesquisa pudemos constatar que o forró se constitui como uma expressão literária, que traz na sua gênese influências e peculiaridades representativas da cultura afro-brasileira em âmbito nacional, entretanto não é amplamente reconhecida, pois tais referências dizem respeito ao negro nordestino, que povoou o Brasil, sobretudo nos espaços de construção da urbanidade e modernidade negras. Essa expressão literária afro-brasileira volante trouxe consigo a experiência racial calcada na ancestralidade e se uniu às experiências do negro nordestino adquiridas na modernidade e na sua diáspora em território nacional. Nesse sentido o forró deu ritmo à modernidade brasileira, principalmente no Sudeste.
Abstract: The present work develops the thesis that forró, according to its trajectory in the 20th century, represents a set of representative literary expressions of the Afro-Brazilian population. A musical genre composed of several cultural elements inserted in their respective diasporas in the Northeast/Southeast of Brazil, it concentrated an expressive popular diversity in the dance of the race present in the concept of forrobodó. By race dance we mean the set of racial attitudes that represented the Brazilian black in the construction of their symbolic identities based on actions of associativism and resistance in the formation of Brazil in the last century, based on literary and musical genres of oral culture in an environment urban. The problematization of the present study is based on the assumption that several expressions of Brazilian culture were chosen as national representations of popular culture by intellectuals and/or by policies to encourage Brazilian culture. Respectively, the literature produced in the first decades of the twentieth century in the Brazilian modernist movement and the samba that had fruition in the city of Rio de Janeiro. Although, they were not enough to establish a connection, even if symbolic, of national identity, therefore, it is up to us to question why forró, which is also a manifestation of popular culture and present in the cultural formation of Brazilian society from the 19th century to the present , is not recognized as an element of a Brazilian identity? To answer this question and develop the thesis, it was essential to retrace the path of the collections, especially digital ones, mainly through newspaper journals and radio magazines available in the Hemeroteca Digital Brasileira and also in specialized sites in the broad genre of forró, in order to explore and study in the work of two great icons of this musical genre, Luiz Gonzaga (1913-1989) and Jackson do Pandeiro (1919-1981), the way in which forró can be defended as an Afro-Brazilian literary expression. For this, we compare the data collected with the theoretical contribution of black men and women intellectuals, whether from the black diaspora around the world, or intellectuals of Brazilian social thought, always reflecting on the autonomy of popular culture as a building element of the idea of nation in the context of the years 1940 to 1980. According to what was analyzed in the course of this research, we could see that forró is constituted as a literary expression, which brings in its genesis influences and peculiarities representative of Afro-Brazilian culture at the national level, however it is not widely recognized, because such references concern the northeastern black, who populated Brazil, especially in the spaces of construction of black urbanity and modernity. This freewheeling Afro-Brazilian literary expression brought with it the racial experience based on ancestry and joined the experiences of black people from the Northeast acquired in modernity and in its diaspora in the national territory. In this sense, forró gave rhythm to Brazilian modernity, mainly in the Southeast.
Le présent travail développe la thèse selon laquelle le forró, selon sa trajectoire au XXe siècle, représente un ensemble d'expressions littéraires représentatives de la population afrobrésilienne. Genre musical composé de plusieurs éléments culturels insérés dans leurs diasporas respectives du Nord-Est/Sud-Est du Brésil, il concentre une diversité populaire expressive dans la danse de la race présente dans le concept de forrobodó. Par danse raciale, nous entendons l'ensemble des attitudes raciales qui ont représenté les noirs brésiliens dans la construction de leurs identités symboliques basées sur des actions d'associativisme et de résistance dans la formation du Brésil au siècle dernier, basées sur des genres littéraires et musicaux de la culture orale dans un environnement urbain. La problématisation de la présente étude est basée sur l'hypothèse que plusieurs expressions de la culture brésilienne ont été choisies comme représentations nationales de la culture populaire par des intellectuels et/ou par des politiques d'encouragement de la culture brésilienne. Respectivement, la littérature produite dans les premières décennies du XXe siècle dans le mouvement moderniste brésilien et la samba qui s'est concrétisée dans la ville de Rio de Janeiro. Bien qu'ils n'aient pas suffi à établir un lien, même symbolique, d'identité nationale, il nous appartient donc de nous demander pourquoi le forró, qui est aussi une manifestation de la culture populaire et présente dans la formation culturelle de la société brésilienne depuis les du XIXe siècle à nos jours, n'est-il pas reconnu comme un élément d'une identité brésilienne ? Pour répondre à cette question et développer la thèse, il était essentiel de retracer le parcours des collections, notamment numériques, principalement à travers des revues de journaux et des magazines radio disponibles dans l'Hemeroteca Digital Brasileira et aussi dans des sites spécialisés dans le genre large du forró, afin explorer et étudier dans l'œuvre des deux grandes icônes de ce genre musical, Luiz Gonzaga (1913-1989) et Jackson do Pandeiro (1919-1981), la manière dont le forró peut être défendu comme expression littéraire afro-brésilienne. Pour cela, nous comparons les données recueillies avec l'apport théorique d'intellectuels noirs, hommes et femmes, qu'ils soient issus de la diaspora noire à travers le monde, ou d'intellectuels de la pensée sociale brésilienne, réfléchissant toujours sur l'autonomie de la culture populaire comme élément constitutif de l'idée. de nation dans le contexte des années 1940 à 1980. D'après ce qui a été analysé au cours de cette recherche, on a pu voir que le forró se constitue comme une expression littéraire, qui apporte dans sa genèse des influences et des particularités représentatives de l'afro- La culture brésilienne au niveau national n'est cependant pas largement reconnue, car de telles références concernent les noirs du nord-est, qui ont peuplé le Brésil, notamment dans les espaces de construction de l'urbanité et de la modernité noires. Cette expression littéraire afro-brésilienne en roue libre a apporté avec elle l'expérience raciale basée sur l'ascendance et rejoint les expériences des Noirs du Nord-Est acquises dans la modernité et dans sa diaspora sur le territoire national. En ce sens, le forró a rythmé la modernité brésilienne, principalement dans le Sud-Est.
Palavras-chave: Sociologia
Forró (música)
Literatura folclórica
Cultura afro-brasileira
Negros na cultura popular (Brasil)
Literatura oral
Modernidade negra
Sociology
Oral literature
Black modernity
Sociologie
Littérature orale
Modernité noire
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Sociologia
Citação: MOURA, Hernany Donato de. Forrobodó: uma expressão literária afro-brasileira. 2024. 273 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/19685
Aparece nas coleções:Doutorado em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HERNANY_DONATO_MOURA.pdf3,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.