Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20726
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Episteme de negras: o samba de pareia como fundamento identitário |
Autor(es): | Santos, Jouse Mara Ferreira |
Data do documento: | 10-Jul-2024 |
Orientador: | Dumas, Alexandra Gouvêa |
Resumo: | A escrita desta pesquisa está marcada pela minha condição de ser uma mulher negra, de candomblé, na sociedade sergipana, especialmente na minha relação com a comunidade quilombola Mussuca e com o Samba de Pareia. O samba de pareia é uma prática cultural mussuquense, negrobrasileira, formada prioritariamente por mulheres da comunidade quilombola, Mussuca, em Sergipe, que acontece com o intento de celebrar o nascimento de crianças no seio dessa comunidade. A pesquisa percorre a minha rota pessoal na qual me referencio em histórias de vidas dessas mulheres mussuquenses para evidenciar temas como: ancestralidade, formação identitária afirmativa negra, subjetividades, cura e epistemologias advindas de experiências negras. Buscou-se compreender em que medida vivências sentidas pelas mulheres quilombolas do Samba de Pareia da Mussuca e minhas vivências pessoais podem ser vistas como estratégias de sobrevivência e como contribuições na construção afirmativa da identidade cultural negra. No quesito metodológico foram realizadas ações como: revisão de literatura, consulta a periódicos, estudo de trabalhos acadêmicos relacionados à temática, análise de material audiovisual, além de visitas de campo, momentos estes fundamentais que envolveram a realização de entrevistas, conversas informais, observação de festividade, dentre outras ações de intensa contribuição acerca da identificação de histórias e memórias que evidenciam de forma afirmativa a condição de “ser negra”. A história oral, a afrocentricidade e a afroperspectiva forneceram uma base reflexiva que me permitiram adentrar ao terreno mítico-filosófico-ancestral matripotente presente na vida destas mulheres. |
Abstract: | The writing of this research is marked by my condition of being a black, Candomblé woman in
Sergipe society, especially in my relationship with the quilombola community Mussuca and Samba
de Pareia. Samba de pareia is a Mussuquense, black-Brazilian cultural practice, formed primarily by
women from the quilombola community, Mussuca, in Sergipe, which takes place with the intention
of celebrating the birth of children within this community. The research follows my personal route in
which I refer to the life stories of these Mussuquense women to highlight themes such as: ancestry,
affirmative black identity formation, subjectivities, healing and epistemologies arising from black
experiences. We sought to understand to what extent the experiences felt by the quilombola women
of Samba de Pareia da Mussuca and my personal experiences can be seen as survival strategies and
as contributions to the affirmative construction of black cultural identity. In terms of methodology,
actions were carried out such as: literature review, consultation of periodicals, study of academic
works related to the theme, analysis of audiovisual material, in addition to field visits, fundamental
moments that involved conducting interviews, informal conversations, observation of festivity. Oral
history, Afrocentricity and Afroperspective provided a reflective basis that allowed me to enter the
matripotent mythical-philosophical-ancestral terrain present in the lives of these women. La redacción de esta investigación está marcada por mi condición de mujer negra candomblé en la sociedad de Sergipe, especialmente en mi relación con la comunidad quilombola Mussuca y Samba de Pareia. Samba de pareia es una práctica cultural mussuquense, negra-brasileña, formada principalmente por mujeres de la comunidad quilombola, Mussuca, en Sergipe, que se realiza con la intención de celebrar el nacimiento de los niños dentro de esta comunidad. La investigación sigue mi recorrido personal en el que me refiero a las historias de vida de estas mujeres mussuquenses para resaltar temas como: ascendencia, formación afirmativa de la identidad negra, subjetividades, sanación y epistemologías surgidas de las experiencias negras. Buscamos comprender en qué medida las experiencias vividas por las mujeres quilombolas de Samba de Pareia da Mussuca y mis experiencias personales pueden ser vistas como estrategias de supervivencia y contribuciones a la construcción afirmativa de la identidad cultural negra. En cuanto a la metodología, se realizaron acciones como: revisión de literatura, consulta de publicaciones periódicas, estudio de trabajos académicos relacionados con el tema, análisis de material audiovisual, además de visitas de campo, momentos fundamentales que involucraron la realización de entrevistas, conversaciones informales, observación. de festividad. La historia oral, el afrocentrismo y la afroperspectiva proporcionaron una base reflexiva que me permitió adentrarme en el terreno matripotente mítico-filosófico-ancestral presente en la vida de estas mujeres. |
Palavras-chave: | Cultura popular Identidade social Afrocentrismo Memória Negras na arte Mulheres (condições sociais) Mulheres (identidade) Identidade negra Samba de Pareia Mussuca (Laranjeiras,SE) Episteme negra Subjetividade negra Black identity Black episteme Black subjectivity Identidad negra Episteme negro Subjetividad negra |
área CNPQ: | OUTROS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação Interdisciplinar em Culturas Populares |
Citação: | SANTOS, Jouse Mara Ferreira. Episteme de negras: o samba de pareia como fundamento identitário. 2024. 139 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Culturas Populares) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20726 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Culturas Populares |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JOUSE_MARA_FERREIRA_SANTOS.pdf | 8,72 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.