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Tipo de Documento: Tese
Título: Formação e desenvolvimento profissional de docentes que atuam em escolas partuiculares de Aracaju
Autor(es): Santos, Antonio Hamilton dos
Data do documento: 29-Ago-2024
Orientador: Santos, Luiz Anselmo Menezes
Resumo: O presente estudo buscou indícios de desenvolvimento profissional dos docentes de três escolas particulares de Aracaju. Buscamos traçar o perfil dos docentes destas escolas, conhecer especificidades nas trajetórias profissionais e do desenvolvimento profissional destes professores que exercem suas atividades no Ensino Fundamental nos anos finais. Utilizou-se nessa tese, como referencial norteador, as ideias e conceitos desenvolvidos por Carlos Marcelo García, que ressalta possíveis tipos de formação, não apenas a formação para toda a escola, mas a formação mais extensa e realizada em um contexto social e político. Olhando para os objetivos propostos para esta investigação, o estudo partiu primordialmente das percepções dos professores e coordenadores. Neste estudo participaram cento e vinte cinco professores que responderam a um questionário e uma entrevista (1.ª fase do estudo), doze Coordenadores Escolares que foram entrevistados (2.ª fase). Defendo a seguinte tese: A formação continuada de docentes realizada em Escolas particulares apresenta-se como um parâmetro viável para orientação de conhecimento e desenvolvimento profissional, tornando-se uma referência para construção e organização de processos formativos, planejados, organizados e avaliados em outras instituições de ensino. A pesquisa seguiu uma abordagem de caráter qualitativa. Quanto a natureza da pesquisa, ela é básica, pois objetiva gerar conhecimentos novos, o seu objetivo tem caráter exploratório, este tipo de pesquisa tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, o método da pesquisa e interpretativo, trabalhamos com pesquisa educacional. Compreende-se que conhecer os modelos de desenvolvimento profissional docente, indicados por Marcelo García, pode ser um dos caminhos possíveis para se tentar apresentar novas perspectivas na formação docente, bem como contribuir com apresentação de modelos ainda pouco difundidos pelos formadores, sejam dos cursos de formação inicial ou dos cursos de Pós-Graduação ou para aqueles que trabalham com os professores em seus espaços de trabalho. Esses modelos podem contribuir para conhecer os diferentes modos de aprendizagem da docência em seus processos formativos. Os resultados alcançados apontam a presença de indícios de desenvolvimento profissional docente onde foi possível extrair das respostas dos investigados cinco características que representam pontos fundamentais de desenvolvimento como adaptação a mudanças e inovações; descrição de Resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem; citações referentes ao trabalhar em equipe de forma constantes; como também a menção a dedicação e compromisso no acompanhamento da aprendizagem dos estudantes. Além disso, os dados apontaram, em geral, uma aproximação com os processos formativos, para o reconhecimento, por parte dos professores, do interesse e da importância da formação no plano individual, bem como da sua relação com a melhoria e o desenvolvimento profissional. Relativamente nas oportunidades de desenvolvimento profissional, os professores apresentam uma visão bastante positiva. Com base nessas análises, conclui-se que o modelo em que se enquadram as escolas pesquisadas de acordo com as definições de Marcelo García, está baseado nos processos de observação/supervisão e apoio profissional mútuo e o modelo observado em função da fala dos professores é o de desenvolvimento profissional por meio de cursos de formação. Portanto, constata-se indícios de desenvolvimento profissional nas escolas pesquisadas.
Abstract: This study looked for evidence of the professional development of teachers at three private schools in Aracaju. We sought to draw up a profile of the teachers at these schools, to find out about specificities in the professional trajectories and professional development of these teachers who work in elementary school in the final years. This thesis used as a guiding reference the ideas and concepts developed by Carlos Marcelo García, who highlights possible types of training, not just training for the whole school, but more extensive training carried out in a social and political context. Looking at the objectives proposed for this investigation, the study started primarily from the perceptions of the teachers and coordinators. One hundred and twenty-five teachers took part in this study, answering a questionnaire and an interview (1st phase of the study), and twelve School Coordinators were interviewed (2nd phase). I defend the following thesis: Continuing teacher training carried out in private schools is a viable parameter for knowledge orientation and professional development, becoming a reference for the construction and organization of training processes, planned, organized and evaluated in other educational institutions. The research followed a qualitative approach. As for the nature of the research, it is basic, as it aims to generate new knowledge, its objective is exploratory, this type of research aims to provide greater familiarity with the problem, the research method is interpretive, we work with educational research. It is understood that getting to know the models of teacher professional development indicated by Marcelo García could be one of the possible ways of trying to present new perspectives in teacher training, as well as contributing to the presentation of models that are still not widely disseminated by trainers, whether in initial training courses or postgraduate courses, or by those who work with teachers in their workplaces. These models can contribute to understanding the different ways in which teachers learn to teach in their training processes. The results indicate the presence of signs of professional development in teaching, where it was possible to extract five characteristics from the responses of those investigated that represent fundamental points of development, such as adapting to changes and innovations; describing problem-solving in the teaching and learning process; quotes referring to constant teamwork; as well as mentions of dedication and commitment to monitoring student learning. In addition, the data generally pointed to an approach to training processes, to teachers recognizing the interest and importance of training at an individual level, as well as its relationship to professional improvement and development. With regard to professional development opportunities, teachers have a very positive view. On the basis of these analyses, it can be concluded that the model which the schools surveyed fit into, according to Marcelo García's definitions, is based on the processes of observation/supervision and mutual professional support, and the model observed according to the teachers' statements is that of professional development through training courses. Therefore, there is evidence of professional development in the schools surveyed.
Este estudio buscó evidenciar el desarrollo profesional de los profesores de tres escuelas públicas de Aracaju. Se buscó trazar el perfil de los profesores de estas escuelas, para conocer las especificidades de las trayectorias profesionales y del desarrollo profesional de estos profesores que actúan en la enseñanza primaria en los últimos años. Esta tesis utilizó como referencia orientadora las ideas y conceptos desarrollados por Carlos Marcelo García, quien enfatiza posibles tipos de formación, no sólo una formación para toda la escuela, sino una formación más amplia realizada en un contexto social y político. Considerando los objetivos propuestos para esta investigación, el estudio partió principalmente de las percepciones de los profesores y coordinadores. Ciento veinticinco profesores participaron en este estudio, respondiendo a un cuestionario y a una entrevista (1ª fase del estudio), y doce Coordinadores de Escuela fueron entrevistados (2ª fase). Defiendo la siguiente tesis: La formación permanente del profesorado realizada en centros públicos es un parámetro viable para orientar el conocimiento y el desarrollo profesional, convirtiéndose en una referencia para construir y organizar los procesos de formación que se planifican, organizan y evalúan en otras instituciones educativas. La investigación siguió un abordaje cualitativo. En cuanto a la naturaleza de la investigación, es básica, ya que pretende generar nuevos conocimientos, su objetivo es exploratorio, este tipo de investigación pretende proporcionar una mayor familiaridad con el problema, el método de investigación es interpretativo, se trabaja con la investigación educativa. Se entiende que conocer los modelos de desarrollo profesional docente señalados por Marcelo García puede ser una de las posibles formas de intentar presentar nuevas perspectivas en la formación docente, así como contribuir a la presentación de modelos que aún no son ampliamente difundidos por los formadores, ya sea en cursos de formación inicial o posgrado, o por quienes trabajan con docentes en sus lugares de trabajo. Estos modelos pueden contribuir a la comprensión de las diferentes formas en que los profesores aprenden a enseñar en sus procesos de formación. Los resultados indican la presencia de indicios de desarrollo profesional docente, donde fue posible extraer cinco características de las respuestas de los investigados que representan puntos fundamentales de desarrollo, como la adaptación a los cambios e innovaciones; la descripción de la resolución de problemas en el proceso de enseñanza y aprendizaje; las citas referidas al trabajo constante en equipo; así como las menciones a la dedicación y compromiso con el seguimiento del aprendizaje de los alumnos. Además, los datos apuntan en general a un acercamiento a los procesos de formación, a que los profesores reconocen el interés y la importancia de la formación a nivel individual, así como su relación con la mejora y el desarrollo profesional. En cuanto a las oportunidades de desarrollo profesional, los profesores tienen una opinión muy positiva. A partir de estos análisis, se puede concluir que el modelo en el que se encuadran las escuelas encuestadas, según las definiciones de Marcelo García, se basa en los procesos de observación/supervisión y apoyo profesional mutuo, y el modelo observado según los profesores es el desarrollo profesional a través de cursos de formación. Por lo tanto, hay evidencias de desarrollo profesional en las escuelas encuestadas.
Palavras-chave: Educação (estudo e ensino)
Aracaju
Sergipe
Escolas particulares
Desenvolvimento profissional
Formação docente
Formação continuada
Ensino fundamental anos finais
Professional development
Teacher training
Continuing education
Private schools
Primary education final years
Desarrollo profesional
Formación docente
Educación continuada
Escuelas particulares
Años finales de la enseñanza primaria
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Antonio Hamilton dos. Formação e desenvolvimento profissional de docentes que atuam em escolas partuiculares de Aracaju. 2024. 261 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20736
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