Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20806
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | As moiras na complexidade dos processos formativos e experienciais nos desembaraços de egressos do mestrado profissional em letras da Universidade Federal de Sergipe |
Autor(es): | Guimarães, Wagner dos Santos |
Data do documento: | 28-Jul-2023 |
Orientador: | Nascimento, Marilene Batista da Cruz |
Resumo: | Esta investigação tem como objetivo geral analisar as itinerâncias (re)construídas pelos egressos docentes do Programa de Pós-graduação Profissional em Letras (Profletras), relacionando-as com o exercício da docência. A trajetória profissional contempla processos formativos implicados na práxis e evidenciam a relevância deste estudo no campo social e acadêmico-científico. Epistemologicamente, esta investigação pauta-se na teoria da complexidade que se apoia nos princípios dialógico, recursivo, sistêmico-organizacional, holográfico e da (re)introdução do sujeito cognoscente na realidade observada, considerando, ainda, a autonomia e a dependência de si e do outro. Quanto à natureza dos dados, trata-se de uma pesquisa qualitativa, envolvendo a participação de 32 egressos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campi Itabaiana e São Cristóvão, formados no período de 2015 a 2021. No tocante às fontes de informação, fez-se um levantamento, do tipo estado do conhecimento, na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertação (BDTD). O dispositivo questionário constituiu o corpus empírico trabalhado a partir dos pressupostos das noções subsunçoras que possibilitaram a compreensão da natureza cultural, política e social dos sujeitos. Os achados evidenciaram a ressignificação das práticas pedagógicas dos docentes egressos do Profletras, por meio das itinerâncias colaborativas em rede no programa e no cotidiano da escola. Essa formação continuada em serviço corroborou com uma prática baseada na pesquisa, com vistas à (re)criação de problemas dos espaços escolares. Os produtos educacionais desenvolvidos por esses educadores foram significativos pelas rupturas metodológicas no trabalho da sala de aula. |
Abstract: | The general objective of this investigation is to analyze the itinerances (re)constructed by former professors of the Professional Graduate Program in Languages (Profletras), relating them to the teaching practice. The professional trajectory contemplates formative processes involved in the praxis and demonstrate the relevance of this study in the social and academic- scientific field. Epistemologically, this investigation is based on the theory of complexity, which is based on the dialogic, recursive, systemic-organizational, holographic principles and the (re)introduction of the knowing subject in the observed reality, also considering the autonomy and dependence of oneself and from the other. As for the nature of the data, this is a qualitative research, involving the participation of 32 graduates from the Federal University of Sergipe (UFS), Itabaiana and São Cristóvão campuses, graduated from 2015 to 2021. A survey, of the state of knowledge type, was carried out in the database of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertation (BDTD). The questionnaire device constituted the empirical corpus worked from the assumptions of the subsuming notions that made it possible to understand the cultural, political and social nature of the subjects. The findings evidenced the redefinition of the pedagogical practices of professors who graduated from Profletras, through collaborative itinerancies in the network in the program and in the daily life of the school. This in-service continuing education corroborated with a practice based on research, with a view to (re)creating problems in school spaces. The educational products developed by these educators were significant due to methodological ruptures in classroom work. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Docência Educação básica Formação continuada Professor - Pesquisador Profletras Learning Teaching Basic education Continuing education Teacher - Researcher |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Educação |
Citação: | GUIMARÃES, Wagner dos Santos. As moiras na complexidade dos processos formativos e experienciais nos desembaraços de egressos do mestrado profissional em letras da Universidade Federal de Sergipe. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2023. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/20806 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WAGNER_SANTOS_GUIMARAES.pdf | 4,61 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.