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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Desafios e estratégia de permanência das estudantes negras cotistas do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Autor(es): Guimarães, Rosane Amália de Jesus
Data do documento: 18-Abr-2024
Orientador: Santos, Josiane Soares
Resumo: Esta pesquisa pretendeu conhecer quais são os desafios e estratégias de permanência das estudantes negras cotistas após adentrarem na Universidade Federal de Sergipe (UFS), tendo em vista os 10 anos de instituição da Lei de Cotas e considerando a Política de Assistência Estudantil desta mesma Universidade. Para isso, teve como população estudantes negras cotistas do curso de Serviço Social da UFS com matrícula ativa dentre os anos de 2012 e 2022. A amostra foi constituída por 15 estudantes que foram assistidas por algum Auxílio e/ou Bolsa financiado pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Além da pesquisa empírica, utilizei tanto a pesquisa bibliográfica quanto a documental. Pude perceber que apesar de a Assistência Estudantil ser de suma importância para a permanência dos(as) estudantes, sobretudo cotistas, ela ainda deixa a desejar em relação à sua cobertura, não atingindo parte considerável deles(as). Além disso, os valores dos Auxílios e/ou Bolsas fogem da atual realidade do país. Isso, inclusive, faz com que nossas estudantes tenham que se inserir em outras atividades remuneradas para de fato conseguirem permanecer na Universidade, o que acaba limitando seu desempenho acadêmico por não poderem se dedicar exclusivamente aos estudos. O fato de a Universidade não ter políticas específicas para estudantes cotistas acaba, por muitas vezes, impossibilitando o acesso às ações de assistência — inclusive do tripé universitário, que também é financiado por recursos do PNAES. Assim, além de um olhar minucioso voltado aos cotistas no geral, urge a necessidade de se enxergar as estudantes cotistas mulheres que, além dos preconceitos de raça e classe sofridos, passam pelos efeitos do sexismo ocasionado pelo patriarcado, tornando-se historicamente muito mais fragilizadas e atingidas por obstáculos quando se trata de conseguir permanecer e concluir um Curso Superior.
Abstract: This research aimed to find out what are the challenges and strategies for the permanence of black quota students after entering the Federal University of Sergipe (UFS), taking into account the 10 years since the Quota Law was established and taking into consideration the Student Assistance Policy. of this same University. For this purpose, the population was comprised of black female students enrolled in the UFS Social Service Course with active enrollment between the years 2012 and 2022. Among these, the sample consists of 15 students who were assisted by some aid and/or scholarship financed by the National Student Assistance Program (PNAES). In addition to empirical research, I used both bibliographic and documentary research. I was able to see that although Student Assistance is extremely important for the permanence of students, especially quota holders, it still leaves something to be desired in terms of its coverage, not reaching a considerable number of them. Furthermore, the values of Aid and/or Scholarships differ from the current reality of the country. This even means that our students have to take part in other paid activities to actually be able to stay at the University, which ends up limiting their academic performance as they are unable to dedicate themselves exclusively to their studies. The fact that the University does not have specific policies for quota students often ends up not allowing them to access assistance actions - including the university tripod which is also financed by PNAES resources. Thus, in addition to a detailed look at quota students in general, there is an urgent need to look at women quota students who, in addition to the race and class prejudices suffered, go through the effects of sexism caused by patriarchy, historically becoming much more fragile and hit by obstacles when it comes to being able to stay and complete a higher education course.
Palavras-chave: Assistência social - Sergipe
Educação
Racismo
Mulher
Student assistance policies
Education
Racism
Woman
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Serviço Social
Citação: GUIMARÃES, Rosane Amália de Jesus. Desafios e estratégia de permanência das estudantes negras cotistas do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS). 2024. 124 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2024.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/21073
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